sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Carlos Drummond de Andrade

Resíduo(...)
Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio um pouco
ficou, um pouco nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,dragão partido,
flor branca,
ficou um pouco de ruga na vossa testa,
retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa o insuportável mau cheiro da memória.

Memória
Amar o perdido
deixa confundido este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.



Milton Nascimento - canção amiga (poema de Drummond)

a favorita do blogueiro aqui. com uma pequena história. conhecia o poema desde os tempos do chamado primeiro grau. aí o milton nascimento o musicou para o clube da esquina 2. ficou mais bonito ainda.o poema também foi tema de discussões em sala de aula e encontros com meu professor de português, o cardoso. aí quando fui fazer o vestibular da faap, quando abro o caderno da prova de português, lá estava o poema. o resto foi fácil.hoje é aniversário do poeta, o drummond. escorpião é fogo.

domingo, 26 de outubro de 2008

eleições e volta. reeleições

Desde que tento me entender, algumas eleições me tiram do sério, como algumas decisões de futebol. Na última semana me perguntei até o porque de não morar no Rio de Janeiro. São Paulo, parte dos paulistanos, se consideram tão modernos, e agem como provincianos, e isso não é de hoje. De qualquer forma a fatura está liquidada. Uma certa vibração, o "PT" perdeu, o "Lula" perdeu, e Serra é o nome de 2010, quando a "tal" redenção, ficará completa. Daqui para frente nossa vida será diferente, estava tudo as mil maravilhas, antes do PT, do Lula. Quem quiser que acredite. Só espero que o ônibus não suba mesmo. É o meio de transporte que mais uso, e o seguro desemprego está minguando, aliás a mim parece que as grandes chances estão minguando. espero que a educação seja mesmo uma das prioridades. Mas bola prá frente. Agora é torcer para o Obama, se bem que assim como a escritora Doris Lessing, torço para ele pegar suas coisas e fugir com Michelle e filhas de volta para o Havaí ou outra praia, que nos EUA, não é fácil não.Por sinal, por que não voto em Chicago mesmo ?


Falando em bola......com licença
Colegas palmeirenses, sãopaulinos, lusos e santistas desse blogueiro, que atreve a lhes escrever, me desculpem, não vou comentar a rodada da "A". Ali perto das 17:35hs de sábado, o mundo começou a ficar nublado diante dos meus olhos. O canto de "Ô ô ô o Coringão voltou", deu um certo arrepio, e a crise de labirintite ou sei lá o quê, deu uma trégua, para ver Felipe, o goleiro, cair nos braços da Fiel. Por isso não vi mais nada. Sei que estão entregando o título para o São Paulo na maior e que infelizmente a Lusa corre muitos riscos. Se eu me importei ? Nenhum pouco. Assim como não me importei com a humilhação da "B". Foi divertido e reencontrar alguns amigos e familiares na arquibancada do Pacaembu me deu muita alegria. Inclusive uma certa menina bonita, que chorou muito em dezembro passado, sorrindo de novo. Só isso já valeu. Ah e assistir alguns jogos ao lado do "seo" `Pedro, não teve preço.

Essa foto aí, é do dia que deu para ajuntar a fome com a vontade de comer. è parte da torcida corinthiana em Londrina, em foto de Felipe Adunbi.
gilberto gil - curintiá

detalhe: parte da torcida corinthiana, não gosta da expressão "curintiá", que virou insulto pejorativo dos adversários. mas era assim que os fundadores imigrantes do time o anunciavam.

Carlinhos Vergueiro - Nação Corinthiana
"Não existe série A ou B. Só um fora de série. Só um Corinthians" Mauro Betting
"Ser corinthiano é ir além, de ser ou não ser, o primeiro " Toquinho

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Post para um semana meio assim

"Eu quero aprender baixo. Aquele instrumento que parece uma guitarra"
Gabriel, com uns cinco ou seis anos, e que já teve algumas aulas de piano e hoje completa DEZ.
Jaco Pastorius - Jam in E

Arismar do Espirito Santo - Peixada da Lola


com uma pequena licença para Teca, Cris e Duda

"....Nem sempre é necessário falar
para dizer que a vida é incrível
que bem lá no fundo do olhar
tem algo inconfundível
a capacidade de falar
Sorrindo com os olhois brilhando
voce me mostrou o valor de um gesto
que vem de um lugar vivo e brando
do olhar de alguém tão modesto..." Sebastião José Alexandre Filho

P.S. com perspectivas ao fundo de Sonny Rollins no Ibirapuera e Corinthians no Pacaembu, "Hey você aí pode fazer festa qeu o Timão já vai subir"

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Barão de Itararé, cinema e música para sacolejo

"Tudo seria fácil se não fosse as dificuldades"
Barão de Itararé


o cinema brasileiro está agora preocupado com o Oscar. De um tempo a essa parte, os cineastas, mais o clã Barreto, Globo Filmes, alguns críticos e parte do público, querem por querem uma estatueta dourada no panteão do cinema nacional. a arrogância é tanta, que muitas vezes se odeia os trabalhos que ganharam a estatueta no lugar do "nosso filme". esquecem-se que nosso cinema, não é tudo isso, embora seja muita coisa pelas condições que se apresentam para a realização de um filme nesse país.
para mim o calcanhar de Aquiles do cinema brasileiro, foi o fato dele sempre se concentrar em si. os filmes na sua maioria parecem feitos para meia dúzia de amigos, que vibram e bajulam o sujeito cineasta. aí aquele filme que pode ter um bom argumento, se perde na edição e na direção. os curtos metragens dos últimos tempos, deram um refresco para a produção nacional. é possível perceber neles o potencial de roteiristas, com histórias para lá de interessantes e argumentos bem realizados. mas existe uma turma mais interessante mesmo. laís bodanski faz parte do time."chega de saudade", seu mais recente trabalho é bem isso que tento colocar aqui. não é preciso querer conscientização da platéia, nenhuma teoria, só uma história, vindo de um argumento simples sendo bem realizado. um baile da terceira idade, com sua várias histórias desfilando diante dos olhos do espectador. discreto, saboroso e inteligente. não precisou subir nenhum morro, mostrar nenhuma violência e é um bom filme brasileiro.
(ainda ando de mal com as maiúsculas)

"Dizes-me com quem andas e eu te irei se vou contigo"
Barão de Itararé


Marku Ribas e Elza Soares são os crooners da banda que toca no filme "Chega de Saudade" de Laís Bodanski. Ribas é uma das melhores vozes desse país. Só os mais inteirados do samba rock, e de bailes de sambalanço se prontificam a ouvir o sujeito, uma pena. Essa é a terceira versão dessa música, que já foi gravada pelas bandas de neo-forró, Aviões do Forró e Saia Rodada.

Marku Ribas - Você não vale nada mas eu gosto de você




"Os juros são o perfume do capital"

"Urçamento é uma conta que se faz para saveire como debemos aplicaire o dinheiro que já gastamos"

"Negociata é todo bom negócio para o qual não fomos convidados"



"Este mundo é redondo mas está ficando muito chato"

o sempre atual, Barão de Itararé

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fita Cassete Imaginária 3

como escrito nos espaços em branco do jornal que lia no dia de ontem (13 de outubro) no trajeto do bairro dos Jardins para minha casa.
(anotações aleatórias)- internacional e nacional
Govt' mule
Elvis Presley -Bossa nova
Paulinho da Viola - Zumbido (a propósito), zumbido é nome de samba do paulinho
Burt Bacharach, Living together, growing together - essa música foi tema da segunda versão cinematográfica de "Horizonte Perdido nos anos 70, a melhor versão é com o 5th Dimension
Rolling Stones e Buddy Guy, você precisa ver
Nick Cave - Jesus met the woman at teh well, provocação
Velha guarda da Portela - Corri pra ver
Novos Baianos - a casca de banana que eu pisei
Monarco pensei em Ministério da economia, mas escolhi Lenço
Roberto Ribeiro Só chora quem ama
Johnny Cash - Hurt
AC/DC - ain't no fun (waiting round to be a millionaire
seleção para Marcello Nunes rocker bluseiro sambista
nome da fita - primeiro hope and joy
mudando para "amizade e esperança"
(marcar para entregar no bar do "seo" antônio, um boteco encravado nos jardins. entregar entre cervejas,porções, conversas e risadas.
Gov't Mule - Thorazine shuffle

Força "Véio" e abraços na Júlia, que vai ler primeiro que você e que neste mês completa dez anos. abraços para Joana e Eliana, família amigos, FORÇA!

looking for flying saucers in the sky

há uma promessa de discos voadores nesta terça,14 de outubro. estamos no aguardo, estamos no aguardo. ate agora nada. mas acredito que eles devem aproveitar a noite linda de lua cheia que se avizinha. vou abrir uma cerveja para nossos visitantes e mostrar algumas pérolas de minha pequena cedeteca.
o certo que a bolsa da islândia foi para o espaço, ops, apesar das medidas tomadas pelos países do euro.pelos eua, cujo presidente está gostando de uma cadeia de tv e rádio que só. depois falam mal de castro e chaves. é que explicar o inexplicável, demora. e "neguinho" se atrapalha mesmo.
falando em explicar o inexplicável, lewis hamilton meu filho, não me envergonhe neném, não tenho mais idade para ficar madrugada adentro assistindo suas atrapalhadas, quer um copo de maracujina, sobrou um pouquinho, depois do jogo do corinthians, sobrou também uma vontade de esganar, que veio da rodada da série a.
por sinal se um marciano cair na terra e experimentar assistir ao jogo da seleção brasileira, vai xingar até sua última geração, como escreveu torero em sua coluna, "o amor acabou..."
com licença, deixa eu ficar arrumadinho para os "ets".

música para esperar visitante extraterrestre - Sting - Sister Moon

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Fita cassete imaginária

(algumas anotações) - Seleção para Sr. Pedro (meu pai)


acho que gostar de jazz, música instrumental, tem o dedo dele.

futebol também


lado a



1. Paulo Moura - Ao velho Pedr0
2. Louis Armstrong qualquer uma
3. Etta James - Miss you
4. Altamiro Carrilho - Evocação
5. Pixinguinha - Um a zero
6. Ray Charles - Over the rainbow

lado b

1. Count Basie - One O'clock Jump
2. Severino Araújo e Orquestra Tabajara - Anos Dourados
3.alguma marcha de John Philip Sousa
4. Carlos Malta - Pipoca Moderna
5. J.J. Johnson - When the Saints go marching in

entregando um material desse para ele. ele agradeceria primeiro. abriria o embrulho. depois de aberto examinaria com cuidado e soltaria um " bacana !". Parabéns 84 é uma dádiva.
J.J. Johnson - When the Saints do marching in

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pítaco eleitoral

No anti-climax instaurado no pós, Marília x Corinthians, nem mesmo algumas goleadas dos jogos das seis, fez arrefece-lo. Mas entre garfadas e goladas, a eleição começou a tomar corpo nas conversas. E uma constatação aqui desse escriba tomou forma. A Marta estava em maus lençóis.

Numa roda de gente letrada ela era espigaçada. E isso tinha acontecido também num encontro recente na PUC, onde ex-colegas de academia e departamento da candidata, ao ouvirem o nome dela, não se mostravam lá muito favoráveis. A comprovação veio dias depois, numa pesquisa informal da Revista da Folha, que consultou ex-colegas de universidade, dos três melhores postulantes ao cargo de prefeito de São Paulo. No caso de Marta Suplicy, só um ex-colega se dignificava a votar nela.

O quadro nos Jardins, região nobre paulistana, não é diferente, ela também não é benvinda. E mesmo o populacho, "por quem", os adversários dizem, ela governou, pegaram carona na frase infeliz, dita por ela como ministra, por ocasião do apagão aéreo. Vale lembrar que como prefeita, ela enfrentou ainda o descaso de jornalistas, quando ia para a periferia com seus modelitos de vestidos e sapatos de boa qualidade.

Para o segundo turno o PSDB, que apoiou veladamente, em alguns setores do partido, Gilberto Kassab, acredita que os mais de 20% de votos de Alckmin serão de Kassab. Contam ainda com os eleitores de Soninha Francine do PPS, cujo partido apoiará Kassab, e mesmo a candidata já deu declarações que se forçada, apóia mesmo. Tem ainda os renitentes malufistas, que são ainda mais de 300 mil declarados em urna. Fora os perdidos em outros candidatos. O que se pode configurar uma senhora tunda, no segundo turno, com Kassab podendo jogar com aquela "sutileza" de becão de Marília em "campinho" londrinense,embora eu de ciência política entenda tanto quanto de aceleração de partículas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

sophisticated ladies

era para ser um post sobre política. sobre as contradições em Manuela D'avila do Pc do B, candidata a prefeitura de Porto Alegre, em Marta Suplicy, Jandira Feghali, Patrícia Saboya, Luzianne e Soninha. tudo acabando em Sarah Palin. mas estava, apesar do pensamento contrário do blogueiro, num texto sexista, o que não era a intenção. as contradições, esclareço, que estão nelas, nos jornalistas e nos eleitores.
era um post também sobre a minha desconfiança em políticos, de qualquer sexo, e na política, na minha nenhuma aptidão para a coisa, discussão incluída. não deu certo. ou deu, não sei.
desembocava em musas desse blog, parceiras da vida e terminava com essas duas aí abaixo. cujos ingressos estão esgotados para suas apresentações no tim Festival. um post cheio de contradições. como o dono do texto.
Stacey Kent - The bet is yet to come

Esperanza Spalding - I know you Know


bom voto.