quarta-feira, 30 de novembro de 2011

+ Neil Young & Paul McCartney

esperança desbragada

só para lembrar. todo ano neil young reúne alguns "amigos", assim como paul, para um show beneficente para arrecadar fundos para pesquisas das entidades, escolas, que tratam dos filhos especiais do cantor. mais ou menos assim; se conseguirem achar alguma solução, não só os filhos dele serão beneficiados. como é mesmo? empatia?

ainda há aqueles que nos dão alguma esperança na raça humana.




atualizando: conhecem aquele ditado: mata a cobra etc, etc, etc.....

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Picnic no Jardim


Tânia,

vou me atrasar um pouquinho. Pode estender a toalha. cuidado com a grama e as flores. como o mezzo está numa semana francesa, estou aqui em montmartre, visitando outra sagitariana. Não se preocupe, já pego o trem. estou levando o gnocchi do dia 29, alguns pães e vinho. tire os sapatos, aproveite a vista. Parabéns, por enquanto.


Pedrão


Jardim de Giverny

em papo de boteco tempo atrás um amigo, músico e ator, me perguntou qual era o meu projeto naquele momento. por brincadeira peguei um guardanapo, desenhei como eu queria a banda, a roupa da minha parceira e a minha. nós iríamos, eu e ela, interpretar as músicas do disco Diana & Marvin.
e ele; como chama a cantora? e eu; Tãnia. e ele entusiasmado; nossa vai ser legal. me assustei com o entusiamo dele. então ele sumiu no mundo, eu também. e nunca convidei a Tânia. mesmo porque era só um dos "projetos musicais" guardados em que ela está inclusa. os outros são.

eu e ela para um: canções de amor rasgado

e ela como uma das três backing vocals daquela minha banda só de mulheres, como fizeram, barrry white e itamar assumpção.


Diana & Marvin - o disco

You are everything












para ela escrevi alguns contos, algumas poesias e tentei adaptar alguns para um roteiro de um curta.

e tem o fato dela apesar de não saber jogar gamão, saber outras coisas.

ela sabe quem é a "cedo"

e rimos bastante quando nos falamos ao telefone, geralmente no começo da madrugada.

a vendo, pela primeira vez tive uma epifania por conta do sorriso, dos dentes brancos e da brancura.

eu vou pensar bastante nela hoje







P.S. sem mais comentários, rs.

domingo, 27 de novembro de 2011

Semana de Festa

este blog vai completar 4 anos. semana que vem. nunca teve pretensão. era, é um exercício sobre o nada.
não sei para quem escrevo
vivo brincando que escrevo para alguns, algumas mus(o)as aqui. amigos, parentes, gurus.
sigo alguns blogs. alguns coloquei aí ao lado. os leio sempre. divertidos, inteligentes, compromissados.
poderia dar uma festa e tirar algumas pessoas para dançar. mas ando suscetível. estou fugindo de encontros. mas tive, de alguma forma, dois encontros na sexta.
dois presentes.
um e-mail desde paris. e outro de uma ligação telefônica, me informando que lê vez em quando este espacinho aqui.

inseguro, não abri espaços para seguidores. disse para minha terapeuta que se eu abrisse e ninguém me seguisse, carente, teria que ir a mais sessões. não olho a estatística de entradas por aqui. não sei quem me lê. vibro, como deve acontecer com quem tem blog, quando surge algum cometário. os mais recentes vieram da alcina e me fizeram querer andar descalço, tomar sorvete e que talvez eu tenha alguma salvação. e comecei a gostar de como a rosa lá na zumbi diz: mezzo cool. e que de vez em quando no trabalho marcello nunes dá uma olhada aqui. cometo erros, atropelo a digitação, escrevo mal, não coorderno as frases, orações subordinadas, crase, um horror e falo muito de mim. não me livro. memória, memória. queria um texto universal. virou terapia, e exorcismo.
às vezes, como sexta, alcanço alguém.

eu to ficando velhinho e bobinho e chorão e ainda me aparecem essas músicas.

blake shelton home aqui

e aqui a versão de michael buble.




ou palavras assim:

são deliciosos, para variar, seus textos. obrigado pelo presente. fiquei pensando na minha casa. pátria. infância. a casa onde mora a banca de jornal do seu pedro. puxa o seo pedro....tá velhinho? ele me deixava ler as revistas antes de levá-las. eu as lia na escada do restaurante rodeio, puxa....."sentimentos contraditórios"?, e and l've been keeping all the letters that l wrote to you, deste vídeo que mostra paris, diz muito.(...) t.c.

ou: é o único lugar onde meu nome aparece - luciana spegni - love u 4ever my friend.

então de novo, Lu, procura no google.

bem vou ali e vou precisar de lencinhos de papel.

antes. como é bonito encantar como esses dois fazem, parece fácil. e dá uma esperança desbragada.


Boa Semana a Todos!!!!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Duas cenas para um compacto simples



ele não esquece aquele dia. ele estava lendo uns gibis na banca de jornal do pai dele. quem do lado de fora olhasse só veria a parte alta da cabeça dele. ele achou simpática a conversa daquela menina com o pai dele. ela queria saber se o pai tinha conseguido as revistas desejadas, o pai tinha conseguido. ele levantou o olhar, ele só estava vendo parte do cabelo dela. Seo Pedro, quem é esse menino?, a menina perguntava. ele se escondeu atrás do corpo do pai dele. ah é meu filho, o do meio, o Pedro Geraldo, respondeu o pai. Oi menino filho do Seo Pedro. Meu nome é Teresa Cristina. ele levantou mais a cabeça. a beleza que deixa ele triste chegou. ela tinha o sorriso mais bonito que ele tinha visto. uns dentes muito brancos e uma brancura que o incomodava. nem ele, nem ela sabiam mas sentimentos contraditórios, alegres e muitos tristes ligariam a vida dos dois daquele dia em diante.


no quarto todo feminino dela stevie wonder na vitrola. ela quer saber qual é meu olho bom. mostro. cobre o olho ruim com uma das mãos. pelo olho bom a vejo chegando perto e sinto a textura da pele dos lábios dela. pré-púbere, já interessado, escorpiniano e pivete neguinho, acho que aqui devo fechar o olho bom.


outros esboços para; o dia em que a tirei para dançar






são paulo primavera. paris outono. novembro 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tiinaaa !!!


teresa cristina, nome de princesa da família real luso-brasileira, pegou seus pincéis, aquarelas, ensaios antropológicos, teses, cameras fotográficas, discos e livros, empacotou tudo e mudou de cidade novamente. vive agora em paris. longe daquela cidade do norte do paraná. junto levou os filhos, o joaquim e o pedro, que quer ser jogador do psg(paris saint germain). levou também a gata fortuna. é a segunda gata com o mesmo nome. a primeira sumiu, fugiu dela, sabe-se lá num passeio no central park, durante uma outra fuga daquela cidade com seu céu vermelho no fim de tarde. teresa cristina abre uma fileirinha de sagitarianas. pois é. teresa cristina sai pouco do apartamento. para evitar mais uma crítica para sarkosy, aquela que afirma, quando os parisienses a veem, de que ele escolheu a mulher errada.




é sob o estampado do dia

entre as insistentes palavras

que talvez nunca lhe caia aos pés

descendo dos céus das canções

que reconheço

a lua entrando em sagitário

o desejo querendo ser carne de abraço

sob um outro céu .



estrelas, estrela

leia o pessoa o bandeira

emily dickinson yeats

veja wenders allen

em alguma cinemateca

ouça stevie wonder

aquele disco do joão gilberto

dance como na tarde londrinense

afastando os móveis

tirando os sapatos

mascando os chiclés até a secura

do prazer

enfeite em flores

enfeixe em cores

o dia tua vida.












Joyeux anniversaire

manhã em são paulo. começo de tarde em paris.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lua em sagitário

Porque eu sou tímido e teve um negócio

De você perguntar o meu signo quando não havia

Signo nenhum

Escorpião, sagitário, não sei que lá

Caetano Veloso - in Da maior importância





tarde em são paulo, primavera. começo de noite em paris, outono.

sábado, 19 de novembro de 2011

Roda de Sábado - Elas


leitora eventual, bissexta do blog pergunta; Por que sempre ELA? pego de calças curtas. agora é que são ELAS. evoquei o direito ao sigilo dELAS. me lembrei de uma dELAS, que ao ler texto dedicado perguntava; ELA sou eu? reproduzindo texto de comercial de cigarro feminino de antanho. tempo, tempo, tempo. havia propagandas de cigarros, cigarros para o público feminino e ELA, uma dELAS na minha vida.










já apareceu por aqui. o ELA que eu gostaria de ter escrito para uma dELAS.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SonhoEncontro Completo


ela disse que tinha sonhado comigo. me encontrava num determinado local. local de nossas lembranças. então com trilha na voz da tracey thorn, sonhei com ela chegando para um encontro comigo. o local era o mesmo do sonho dela da noite anterior. vai entender. alguém se atreve?



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Forever Young

ainda tem certas coisas que fazem, acreditar que tem música e vida por debaixo da fuligem dos novos tempos. dá para acreditar um pouquinho no ser humano e levar a vida em frente. não estamos sós. precisamos é nos ajuntarmos para executar a mesma boa ideia.












e o pedro gabriel, hein? também com esse nome, todas as portas do paraíso se abrem.
e aí, esse nome você não tinha pensando para o seu filho...né não?


sábado, 12 de novembro de 2011

Roda de Sábado - Paulinho da Viola

aniversariante do dia




e esses versos do pedro caetano;

se um beija-flor descobrisse/ a doçura e a meiguice que teus lábios/jamais roçaria as asas brejeiras/por entre roseiras em jardins de ninguém.

hein?


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Auto Retrato

eu invento coisas e não paro de sonhar - beto guedes




dedicado


aqui ali alhures.

às beleza sufocantes sentidas sob a poeira cinza.


delicados



na minha cabeça estava tudo certo com aquele meu plano. eu seria engenheiro agrônomo, ficaria em londrina paraná, ajudaria meu avô no sítio dele. procuraria sempre minha mãe quando houvesse uma palavra de difícil entendimento e ela estaria cantando em algum cõmodo. aos domingos à tarde iria a pé para o vgd(estádio vitorino gonçalves dias) com meu pai ver o lec(londrina esporte clube) jogar. seria bonito como meu irmão e minha irmã. casaria com a denise, depois prestaria concurso para o instituto rio branco, viraria diplomata, iria morar em londres. mas denise não sentiu meus apelos silenciosos. li nas revistas da banca de jornal do meu pai que na europa um time de futebol voava, o ajax da holanda. um amigo me disse que na europa as meninas não se importavam com a parte de cima do biquini. achei que para chegar lá, só sendo jogador de futebol, diplomata, cineasta. descobri o caminho do vestibular com a prima dulcineia e tinha que ter a inteligência do primo zé antônio. mudamos de cidade, para uma mais próxima das praias europeias, longe da denise, longe daquela outra menina com nome de princesa da família real luso-brasileira e com muito concreto e cinza. fiquei mais amigo dos filmes, das revistas, livros e dos discos que traziam meu pai, minha irmã, professores. fiquei mais íntimo do rádio. olhei o sol nascendo toda vez que uma professora entrava na sala e uma menina com sua saia curta de uniforme escolar, o cabelo amarrado em rabo de cavalo com uma mecha sempre solta e um cacoete passava pelo corredor do colégio. a cidade menos cinza. mais silencioso fui ajuntando as palavras. até ir percebendo um olhar interessado, uns perfumes misturados, e uma fala inteligente daquele novo amigo. por conta deles fui entendendo o verso de drummond; "aprendi novas palavras e tornei outras mais belas". sou isso aqui então. um ajuntador de palavras. ajuntadas para lembrar meus avós, meus tios, primos, amigos, agregados, sobrinhos, sobrinhas, mulher, irmão, irmã, pai, mãe.










terça-feira, 8 de novembro de 2011

Welcome to the party - Rua de Lazer



as palavras para ela estavam sufocadas. no chão espalhei caderno, jornais, revistas, lápis de cor, canetas, cola, entre outros materiais. minha vizinha ouvia blue eyes do elton john. e a música ficou sendo a única do elton john que não me lembra a alice. a carta de palavras sufocadas foi ficando grande. parecia um jornal, um jornalzinho, um pasquim escrito à mão. olhei em volta, "Rua de Lazer", pensei. sem saber que ela penduraria na parede do quarto dela, consagração de um escritor popular. pensando bem continuo escrevendo aquela carta, aquele jornalzinho, em parte para ela e ouvindo o elton john, embora ela não tenha, blue eyes, é cara dela na minha vida. coloquei na coluna de coisas boas. beleza sufocando, criando um nó na garganta e explodindo em choro. ainda suscetível.


escrevo para que eu não esqueça.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Welcome to the party



abrindo e descobrindo os presentes inesperados e silenciosos. a casa se enchendo de vozes. o pensamento nos avós, pais, família, amigos por aí. boas e más lembranças. reflexivo, pensativo analisando a vida até aqui. fazendo aquelas colunas, coisas boas, coisas ruins. teca, aquela que me atura, sorrindo lindinha pela casa como se estivesse para me aprontar alguma.
descobrindo kirsten dunst no vídeo de despedida do r.e.m.. ilustrando do que se trata muito por aqui. mordida no lábio, mexida no cabelo, sorriso de derrubar muralha. belezas explodindo em choro. ainda suscetível.


não canso de ver e ouvir.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um Compacto simples


envergar a camisa 5 do excelsior te deu mais respeito entre os meninos do colégio, até para os meninos da classe dela. você tem a mesma idade deles. até aqueles dois, jogadores do temido tom-tom da vila ede, te respeitam. e é por isso que eles te convidaram para esta festa de bolo, doces e sucos. com as cadeiras da classe dispostas em ferradura encostadas nas paredes, e cadeiras para a vitrolinha e os discos que cada um trouxe. daqui há alguns dias é seu aniversário também e ela vai embora do colégio. você repara que é único de classe diferente. e ela para variar está entre aquelas três. a professora rosana tambem repara que você é o único que não é da classe; você é querido. você enumera a fala dela como primeiro presente. você conversa trivialidades. e quando olha na direção dela ela está te olhando mas abaixa a cabeça, morde o lábio, coloca uma mecha de cabelo atrás da orelha e volta a conversar com as amigas. olhando para você para se certificar que você continua olhando. a professra avisa; gente é uma festa e te pede; pedro coloca um disco. você seleciona um compacto. a música você ouviu no programa de rádio do ferreira martins. lá no canto dela, depois que a música começa as amigas a cercam. você já sentiu isso. a beleza sufocando e saindo num choro.