quarta-feira, 24 de abril de 2013

Versos de um bolero na madrugada



o que faz uns versos de um bolero na madrugada

memória memória memória. quais caminhos ela nos leva ?

basta os versos incidentais de um bolero no final da clássica Dois prá lá dois prá cá de Bosco & Blanc, na voz de Elis Regina, usado em mixagem nos créditos finais do documentário do "Dzi Croquettes" de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, para ela, memória, me transportar para uma cidade do interior do Paraná.

onde um tio na sala da casa da avó e cantando um certo "La puerta" e rindo e brincando muito me mostrava o jeito de dançar, pois ele previa, haveria bailes e moças mais tarde em minha vida. e me ensinava com um "É assim ó !".

ou para sala de um apartamento no centro da mesma cidade onde a amiga espevitada da professora particular contratada pelos meus pais, tinha o mesmo bolero no disco "roubado" do pai e o tinha como lembrança de casa. ela então em alguns momentos, preciosos, me puxava para o pedaço da sala sem móveis para atrapalhar e com o disco na vitrola me ensinava como eu deveria me portar caso houvesse alguma festa e ela dizia, via muitas no meu futuro, e me ensinava, "É assim ó !".

uns versos que eu reencontraria mais tarde ao ouvir aquela gravação da Elis, a mesma que me trouxe tudo isso, na madrugada sem sono.


Dejaste abandonada la ilusión
Que había en mi corazón por ti.



memória memória memória


 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Marku Ribas (1947-2013)





 cantores com boa voz. o Brasil nos últimos dias perdeu dois deles. não se repara neles. homens com boa voz parecem relegados aos boleros, música clássica ou aos standarts.
aqui no Brasil João Gilberto eclipsou ainda mais os homens com vozeirão. resgate leve, Vicente Celestino teve regravação no disco Tropicália, manifesto do Tropicalismo e Arrigo Barnabé não se cansava de citar Orlando Silva em sua entrevistas.ficando na superfície e usando de dilentantismo para o assunto.
assim se podemos nos cansar de contar as cantoras com boa voz, cantores nos complicamos para lembrar deles, aqui e lá fora.
nos últimos dias o Brasil perdeu dois cantores com boa voz. Emílio Santiago, um deles, ainda desfrutou de um certo sucesso e prestígio. Marku Ribas, que neste último fim de semana nos deixou, viveu na periferia. Injustamente. Instrumentista, cantor, pesquisador, trouxe. para a linha de frente da mpb, música africana e o reggae.periférico foi adotado pelos meninos negros em seus bailinhos recheados  de samba-rock, periféricos como ele. embora o talento dele não se circunscrevesse à estes estilos. talento desperdiçado. uma pena.