sábado, 17 de março de 2012

Roda de Sábado - Um bilhete para o Zé




como diria o Seo Pedro, a vida não está bolinho....mas não se trata disso. 'bora lá comemorar a data cheia que chega. com a cabeça naquela frase dita por você recentemente...entramos na vida adulta....e da forma mais abrupta e triste. mas não esqueçamos nunca, dos jogos de botões, das audições prazerosas dos discos, das revistas lidas, dos textos divididos, sessões de cinema, caminhadas para chá na são joão, dos encontros, dos olhares que conseguimos roubar (n.r. eu ia escrever 50 pernas vistas. mas tem duas pessoas que irão ler este bilhete. e nós dois teríamos que passar o sábado e o domingo, até o começo do fantástico, dando os nomes, endereços das 50 pernas vistas. melhor não, melhor não). e eu achei este título do post, um bom nome para um chorinho, ou 50 abraços para o zé também é interessante.

50 felicitações, 50 abraços, vamos nessa, vamos lá!!!

abraços beijos nos dois guris.

beija a menina

se cuida

pedro geraldo a.k.a pedrão



e hoje também é aniversário da elis regina . e o que dizer de; las palabras que pienso y declaro, madre, amigo, hermano. ou do verso de como nossos pais, deste mesmo disco;para abraçar seu irmão e beijar sua menina na rua, é que se fez o seu braço, o seu lábio e a sua voz. letra do belchior de quem você pegou o verso; que outros cantores chamam baby, para um dos melhores textos que já li na vida.



sexta-feira, 16 de março de 2012

Inventário - Uma carta do Zé

um livro : Flor de poemas, Cecília Meireles.

dentro. duas cartas do zé.

o livro foi presente dele.

tem dedicatória dele e do irmão, o mauro;

o livro é uma coletãnea dos livros de cecília,

as cartas estão marcando o texto, improviso para norman fraser.

detalhe, há comentários que hoje seriam politicamente incorretos.

e pela segunda vez, a vejo pela fala dele. provando que não foi sonho meu.

claro, publicado sem autorização.







quarta-feira, 14 de março de 2012

Duas para o Ruy







o pai levou para casa uns fascículos de umas lições de inglês. vinha um vinil junto, com músicas de sucesso da época. tinham duas músicas do stylistics. colocamos o disco na vitrolinha presenteada pela mana e nos debruçamos sobre a letras e só não alcançávamos os falsetes do vocalista do stylistics. a dupla vocal se encontraria um tempo depois ao assistirmos juntos o programa da tv cultura, o inglês com música, que retornou me parece agora. só que lá fizemos duetos em float on, do floaters. com nós dois tentando acertar, a sequência dos signos e os nomes dos integrantes do grupo. algo que não consigo até hoje, meu segundo ídolo na vida, o cara que me ensinou subir em árvores, parceiro de brincadeiras, faz aniversário hoje. espero milagres de alegria na vida dele. e que ele possa flutuar de felicidade, que ele está merecendo. e como diz a mãe. coloquei o nome dele nas minhas orações.




terça-feira, 13 de março de 2012

coisas ricas da vida


as crianças penduraram palavras pelas paredes da sala. de um pequeno gravador vem a trilha que ela gravou em fita cassete. me lembro de uma música da rita lee, de que gosto mas me deixa triste.ao final do trabalho as crianças fizeram um pequeno relatório, um jornal escrito à mão. colagens, desenhos, textos. ela leu um texto que fiz para ela, diz que fui a inspiração de tudo aquilo. cheio de saudades e alguma tristeza, olhando pela janela nesta tarde ainda solar de março, com nuvens espreitando me lembrei da música da rita lee e dela de uma certa forma por tabela. para me agarrar naquele filete firme de emoção, que dorme nos nossos corações nos reafirmando os momentos ricos que valem a pena.



sexta-feira, 9 de março de 2012

Inventário

postal encontrado entre as folhas do livro Sonetos de Shakespeare.(Clássicos de Bolso -Editora Ediouro)
marcando a página 51 onde Ela marcou os versos finais do soneto

Enquanto o homem respire, e os olhos possam ver,
Meu canto existirá, e nele hás de viver



Ela escreveu no verso:




tirado da fala de um filme.

alguns de nós são pálidos,
outros são brilhantes
e outros coloridos.
Mas de vez em quando
encontramos alguém
que é irradiante.
e quando encontramos
não há nada que se compare.


.....





o nome do filme nunca foi dito.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Renascer



Naquele tempo a escuridão se ia dissipando, vagarosa. Acordei, reuni pedaços de pessoas e de coisas, pedaços de mim mesmo que boiavam no passado confuso, articulei tudo, criei o meu pequeno mundo incongruente. Às vezes as peças se deslocavam - e surgiam estranhas mudanças. Os objetos se tornavam irreconhecíveis, e a humanidade, feitas de indivíduos que me atormentavam e indivíduos que não me atormentavam, perdia os característicos.


Graciliano Ramos, in Infância

sexta-feira, 2 de março de 2012

O aniversário de Alice



se eu fecho os olhos vejo claro. você entre as outras três. tem um rádio ligado? você já quer fazer cinema? coloca a cena do beijo. coloca a cena da dança. você indo até ela. os meninos num canto, as meninas em outro. você o único que dança. mexendo nos discos. querendo qualquer palavra. você quer ser diplomata? ela quer ser professora. você preencheu uma folha de caderno com o nome daquela amiga dela.a bebida fraca ainda é verde. seu sorriso é pouco mas tem uma razão. ela não se importa. quando você for para o CECA será diferente, ela prevê. ela te lembrará as músicas do elton john. o toque da mão, os perfumes, demoram a sair? você dança bem , aprendeu com quem? coloca a cena de você saindo de um túnel escuro, bem escuro. quem mesmo do outro lado? mas você sente outro beijo, um abraço carinhoso, outro corpo. do que são feitas as roupas femininas? e esses sorriso de matar, e esses perfumes. a bebida não é mais verde nem fraca. inebria. as outras três. uma delas. a menina que mais te chamou a atenção. conta isso. exercício de redação, conta isso. quantos parágrafos? lembra do penteado dela. de vocês dois na peça do colégio. você quer ser jornalista? a professora disse em classe que teu texto é interessante. na falta de palavras, você preencheu duas folhas de caderno só com no nome da amiga dela. de que material é feito as roupas femininas, aquele pedaço de pele, inebria. memória, memória. quem foi te acordar? memória ainda bem. se eu fecho os olhos vejo claro. hoje é o aniversário de alice. e para onde se vai quando se vira memória no coração dos outros?