segunda-feira, 30 de março de 2009

Pítacos Esportivos


Perdi a paciência com a Seleção Brasileira na Copa de 90. De lá para cá, vi aos jogos das copas seguintes mais para fazer companhia aos amigos e parentes. Assisto sem interesse algum, sem nenhum sentimento mesmo. E não são todos os jogos que assisto. Contra argentinos, paraguaios e uruguaios, para ficarmos na América do Sul, acho que dão bons jogos.
Mas na lassidão do fim deste domingo, a seleção canarinho, embora de azul, (até jogar com a "amarelinha", não é mais tradicional), entrou como programa em minha vida.
Ainda aviso que muito da minha ojeriza com a Seleção tem muito de pensar o oposto de um certo ufanismo midiático, trazidos pelos Galvões Buenos da vida, passa pela direção da CBF, jogadores metidos que jogam na Europa e desembocam em quem nunca fui com a cara, Dunga. Por isso fiquei surpreso ao ver, que Gilberto Silva, ainda sobrevive no meio campo, ao lado de Felipe Mello e me dei conta da não presença de Hernanes do São Paulo e Ramires do Cruzeiro e ainda vi de relance, Adriano no banco ao lado de Josue. Não desliguei a tv mas, abaixei o som.
E a seleção de "amarelinho" mandou no jogo, só que era o Equador e eu fui me arrependendo, e ficando com mais sono, com mais raiva e o Júlio Cesar, bom goleiro, mas...xá prá lá. Enfim 1 x 1. E a altitude foi uma das desculpas, claro. Não se lembraram que contra o Uruguai passaram sufoco no Morumbi, onde Luis Fabiano achou dois gols. Emblemática frase de Elano, Elano, ele mesmo, reserva do Manchester City, "Eles vivem aqui !". Eles quem perna de pau pálida ? Só o goleiro, o lateral e um dos zagueiros jogam no Equador, o resto, jogam em times europeus e mexicanos, em cidades de menor altitude que Quito. Inclusive, Caicedo, é companheiro de equipe do jogador Elano, ele mesmo, o reserva do City. Eles há quem ele se referiu devem ser os torcedores. Acho que quarta vou vasculhar minha lista de livros não lidos.

Nenhum comentário: