segunda-feira, 8 de abril de 2013

Marku Ribas (1947-2013)





 cantores com boa voz. o Brasil nos últimos dias perdeu dois deles. não se repara neles. homens com boa voz parecem relegados aos boleros, música clássica ou aos standarts.
aqui no Brasil João Gilberto eclipsou ainda mais os homens com vozeirão. resgate leve, Vicente Celestino teve regravação no disco Tropicália, manifesto do Tropicalismo e Arrigo Barnabé não se cansava de citar Orlando Silva em sua entrevistas.ficando na superfície e usando de dilentantismo para o assunto.
assim se podemos nos cansar de contar as cantoras com boa voz, cantores nos complicamos para lembrar deles, aqui e lá fora.
nos últimos dias o Brasil perdeu dois cantores com boa voz. Emílio Santiago, um deles, ainda desfrutou de um certo sucesso e prestígio. Marku Ribas, que neste último fim de semana nos deixou, viveu na periferia. Injustamente. Instrumentista, cantor, pesquisador, trouxe. para a linha de frente da mpb, música africana e o reggae.periférico foi adotado pelos meninos negros em seus bailinhos recheados  de samba-rock, periféricos como ele. embora o talento dele não se circunscrevesse à estes estilos. talento desperdiçado. uma pena.


Nenhum comentário: