terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A noite toda - filme visto


Versões e adaptações das obras de Shakespeare há aos montes por aí. Eu mesmo já perdi o fôlego com algumas delas. Só para citar , os "Romeu e Julieta" de Antunes Filho no Sesc Consolação com toda trilha com músicas dos Beatles. A versão quase circense do Teatro Galpão, grupo mineiro, no centro velho de São Paulo.
Andando e fuçando nos sebos do centro paulistano, topei com esse, A Noite Toda (All night long), filme de 1961 do diretor, Basil Dearden. A sinopse entrega a adaptação para "Othelo". E acrescenta, "ambientado na enfumaçada cena do jazz..", o que já me interessou, também o fato de ser em preto e branco. E depois duas fotos pequenas da contracapa, aguçaram a curiosidade, Charles Mingus e Dave Brubeck. Sim eles estão no filme, atuam e tocam, em breves passagens, ajudando a criar o clima para a trama.
Aqui, o "Othelo"(Aurelius) enciumado e instigado pelo amigo é músico de jazz, "Desdêmona"(Delia) crooner e o intrigante "Iago"(Johnny Cousin) baterista de uma das bandas do clube onde se ambienta a versão.
Além de Mingus e Brubeck na formação das bandas estão músicos ingleses como Kenny Naper, Tubby Hayes , Colin Purbrook, entre outros. E como dono do clube, o diretor e ator Richard Attenborough, que só para dar dois exemplos, dirigiu o premiado "Gandhi" e trabalhou como ator em "Parque dos dinossauros", de Spielberg.
Chegando em casa descobri, que o preço pago era bom e que em alguns sites o filme está indisponível. Não é nenhuma obra prima. Mas é diferente e boa diversão.



Nenhum comentário: