domingo, 24 de abril de 2011

A prova da existência de Deus

Só um bom observador repara no bar defronte a favela na entrada da feira de sábado do bairro. É um bar diferente, uns posteres do time do Santos em várias formações, um poster com Jimi Hendrix, Mick Jagger e John Lennon dividindo o mesmo microfone tomando quase toda uma parede, uma estante com livros usados na entrada, livros que podem ser levados como empréstimos e se não quiserem devolver , tudo bem. Além disso um microfone nos fundos do bar. Às quintas há um sarau no bar. O sarau é frequentado pelo barbeiro que já escreveu dois livros, pela empregada doméstica que desce no ponto quase em frente do bar, vindo do trabalho pelos lados do Itaim Bibi e tem os rapazes do reggae e do rap. Algumas vezes, em ocasiões especiais o sarau acontece nas instalações do CEU com transmissão da rádio comunitária que também tem sua sede no bar, com uma programação recheada de samba, pagode, rap, reggae, r&b, soul, com as bandas do bairro mandando fitas e cds para tocarem por lá também. A rádio até já fez um festival no bairro, tudo pensado pelo dono do bar, "um agitador cultural da periferia!", nas palavras dele.
O dono do bar conserva aquele penteado setentista a la Roberto Carlos e seus amigos da Jovem Guarda e ainda fala às vezes um:"é isso aí bicho!".
Algumas vezes aos sábados, dia da feira, ele coloca alguns vinis para vender na porta do bar. Trilhas de novelas, cantores populares, bandas de rocks dos 60 e 70 estão no pequeno acervo. De vez em quando aparece, aquele material todo da Carly Simon, que só um bom observador percebe, que só de vez em quando mesmo ele é exposto.

_Minha mulher tem ciúme dela. Quando a gente briga ela fala que vai queimar os discos, doar. Ela até já fez isso, entregou para as Casas André Luiz, fui lá buscar, antes que um louco, mais apaixonado pela mulher do que eu ficasse com os discos. Que fotos hein bicho? Já viu os pés dela? E a boca? Eu trago aqui e falo pra minha mulher que vou vender, exponho para ela ver quando ela passar. Não ofereço prá ninguém e se alguém se interessa, desconverso. Volto prá casa e digo que ninguém se interessou, é vinil nêga, ninguém se interessa mais. Tudo isso porque um dia, desesperançado ela me pegou olhando as fotos dessas capas e eu falei em voz alta.

_Essa mulher explica a existência de Deus!

Não é verdade bicho?









You belong to me, música da Carly Simon e de um amigo dela, um certo Michael Mcdonald que quando compôs essa música estava indo substituir o vocalista dos Doobie Brothers e levou com ele a música e os outros integrantes do grupo toparam gravar também.

Nenhum comentário: