quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lembranças de tardes quentes 2

A culpa foi da refilmagem Breathless. nós a assistimos no Cine Metrópole no centro da cidade. A trilha sonora me deixou elétrico. Richard Gere a deixou mais atenta ao filme. Ela perguntou se não tínhamos visto outro filme com ele, tínhamos. Eu avisei que aquela era uma versão de Jim McBride para o clássico de Jean Luc Godard, Acossado.
Em um fim de semana de verão, muito quente, o Cineclube do Bixiga programou alguns filmes do diretor francês. Ela me perguntou se Acossado estava no programa, estava. 
As sessões começavam à uma da tarde, nos encontramos  no metrô, tomamos chá para amenizar o calor. Andamos sob o sol.Entramos na sala para  primeira sessão e só saímos à noite. Assistimos, Acossado, Desprezo, A Chinesa e Salve-se quem puder - A Vida. Só saímos nos intervalos, água, banheiro, comentários breves, balas,chocolate.Saí falando e pensando em francês, uma maravilha e a amparando pelas calçadas da noite paulistana como Jean Paul Belmondo, que tinha virado meu ídolo, fazia com Jean Seberg.
Quando Je vous Salue Marie apareceu em cópias pirateadas em salas obscuras e em outra noite quente eu a vi na espera de uma das sessões já acompanhada do marido. Nos cumprimentamos. Vê-la me deixou  elétrico como RIchard Gere e a trilha de Breathless. Mas sem o punch e a graça de Michel Poiccard, o personagem de Belmondo em Acossado.










King Sunny Ade, numa trilha que ainda tinha The Pretenders, Jerry Lee Lewis, Link Wray, acompanhando a eletricidade imprimida por Richar Gere em Breathless.

Nenhum comentário: