quinta-feira, 10 de abril de 2008

A montanha dos sete abutres


No filme A montanha dos sete abutres do austríaco Billy Wilder, diretor de sucessos como O pecado mora ao lado, Crepúsculo dos deuses, só para ficar com esses dois, Kirk Douglas vive um jornalista, que trabalha num jornal pequeno, e quer ganhar prêmios e reconhecimento para o seu trabalho.
A oportunidade aparece na figura de um simplório cidadão de uma cidade do Novo México, que fica preso numa mina da cidade. O personagem Chuck Tatum cria toda uma situação em que ele comanda todas as ações. Cria um verdadeiro circo diante da mina, envolve a vítima, a esposa, as autoridades, e o que seria um simples resgate de horas, vira um drama de dias, por conta das cenas dirigidas pelo jornalista.
O filme mostra tanto quanto trabalha a imprensa, e como reage a população diante de um fato de comoção explícita.
È uma aula de jornalismo, sim, um jornalismo às avessas, mas, jornalismo, e tem muito do que temos vistos nos últimos dias na imprensa paulistana, que ainda não aprendeu com o caso, Escola de Base.
Os culpados ainda não conhecemos. Os condenados sim. E são os de sempre. Pessoas próximas à vítima, cidadãos aproveitadores , jornalistas , "formadores de opinião" e autoridades. todos querendo aparecer, fazer parte de reality show que virou a vida brasileira. A vítima ? Bem a vítima, que descanse em paz. e quem quiser que reze por ela.

Um comentário:

iendiS disse...

Este é, desgraçadamente, bem atual.