quarta-feira, 23 de julho de 2008

O velho safado, a lolita e a falta de assunto

O velho safado é Charles Bukowski, que de forma equivocada, muitos aliam ao movimento beat. Os livros dele, Cartas na rua, Mulheres, entre outros, chegaram ao Brasil, na década de 80. Alguns de seus livros, foram adaptados para as telas, Cronica de um amor louco, Factotum. A revista Rolling Stones brasileira, trouxe matéria recente sobre o velho, aquela edição que tem os integrantes do NX Zero semi nus na capa. Para atrair quem ? Abaixo um poema do velho.

Uma palavrinha sobre os Escrevinhadores de Poemas Rápidos e Modernos

é muito fácil parecer
moderno
enquanto se é na
realidade o maior
idiota
jamais nascido;
eu sei: eu joguei fora
um material horrível
mas não tão horrível como o que leio nas revistas ;
eu tenho uma honestidade interior nascida de putas e
hospitais
que não me deixará fingir que sou
uma coisa que não sou -
o que seria um duplo fracasso: o fracasso de uma pessoa
na poesia
e o fracasso de uma pessoa na vida
e quando você falha na poesia
você erra a vida,
e quando você falha na vida
você nunca nasceu
nao importam o que dizem as estatísticas
nem qual nome sua mãe lhe deu
as arquibancadas estão cheias de mortos
aclamando um vencedor
esperando um número que os carregue de volta
para a vida.
mas não é tão fácil assim -
tal como no poema
se você está morto
você podia também ser enterrado
e jogar fora a máquina de escrever
e pára de se enganar com
poemas cavalos mulheres a vida
você está entulhando
a saída -
portanto saia logo
e desista das
poucas preciosas
páginas.

O velho sei lá me lembrou essa guria aí embaixo. Atual eleita de Woddy Allen, Scarlett Johasson , lançou um trabalho só músicas de Tom Waits, Anywhere i lead my head.
Talvez não seja, temas sérios, coisa que o momento pede. É só diversão afinal, e a vida anda cheia de tristeza. E os personagens desse post, são inspiradores desse blog.


Scarlett johasson - Falling down




ah, me lembrei de Vladimir Nabokov também.

Nenhum comentário: