quarta-feira, 9 de julho de 2008

Uribe, Ingrid, Farcs,Lula

Pano para manga, um ditado nosso, é o que está dando o resgate de Ingrid Betancourt. Até a CNN, o canal de notícias americano, já vê indícios de teoria de conspiração surgindo no caso.
Interessantes é ler certas opiniões sobre o caso. Até o fato de se cogitar um terceiro mandato par Álvaro Uribe, aventada por muitos, até pela resgatada, é vista com bom olhos, inclusive por "analistas" brasileiros, que detonaram Lula, na possível intenção da mesma ação.
Lula por sinal, se transforma em fiel de um caso meio obscuro de resgate de reféns. "Analistas" vêem no presidente brasileiro, peça chave para a resolução de tudo que as Farcs possam fazer daqui para frente.
Pedir um pouco de humanidade ao grupo é o mínimo que se espera, seja quem for, quanto mais um dirigente de um país como o Brasil, mas, ter em Lula o principal articulador, parece mais perseguição de quem não tem o que falar.
Não tem o que falar por exemplo, Jose Obdulio Gaviria, representante de Uribe, que declarou em entrevista à Folha, que Lula tem posição ambígua em relação às Farcs. Esquece-se, Gaviria, que Uribe, antes de ser presidente, teve, não opinião ambígua, em relação às Farcs, ma sim uma relação estreita. A ponto de Àlvaro Uribe figurar como parceiro junto à orgãos americanos de espionagem. Essa relação estreita se confirma no livro de Valerie
Vallejos, que hoje mora em Miami e foi amante do traficante, Pablo Escobar. Outro relato complicado para Uribe, é o livro do jornalista, Joe Contreras, do Newsweek, " El Señor de las Sombras" que relata, sem autorização, parte da biografia de Uribe, em que põe o presidente colombiano, junto ao narcotráfico.
Mesmo com tudo isso, "analistas" brasileiros, apoiam, campanha para terceiro mandato do presidente colombiano. Querem Lula falando com as Farcs. Acreditam piamente em Ingrid Betancourt, que sete dias depois de apoiar um terceiro mandato para Uribe, agora soube, que o venceria numa disputa presidencial, segundo pesquisa, e já começou à rever o seu discurso pós resgate.
A Colombia não merece nem Álvaro Uribe, nem as Farcs e nem Ingrid Betancourt. Eles é que se merecem.E nós brasileiros, poderíamos ter jornalistas melhores.
Em tempo. Sequestro é crime hediondo, não se justifica. E ponto final.

Um comentário:

iendiS disse...

A nossa mídia é uma piada. Realmente é ridículo que depois de todo o circo que fizeram contra a tentativa de Chávez poder recorrer a novos mandatos,e depois de todas as besteiras que proferiram sobre um "desejo secreto" do presidente brasileiro querer dar uma virada de mesa com vistas a um terceiro, ajam de maneira tão eqüidistante (para ser simpático) com a possibilidade de um novo mandato (não previsto) para o Sr. Uribe. Realmente é uma piada!