quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sasha Grey




Algumas semanas atrás a Revista Época trouxe uma matéria sobre, o que se denominava, "pornô feminista".
O viés da matéria é aquele velho conhecido, de que, se o pornô tem história, homem bonito, paisagens, mulheres "limpas", então fica menos imoral, o "sujeito de bem" dizer que gosta da matéria, filmes pornôs.
A matéria elenca algumas diretoras, meio obscuras até no pornô mainstream, que perceberam, que as mulheres estão gostando de assistir à esses tipos de filme, claro, as "mulheres de bem", as bem sucedidas,padrão, "Sex and the city". Até aí sem novidades.
Concorda-se que a vida das mulheres na indústria não é fácil. Mas algumas delas, com a consciência, de que são mais importantes que os marmanjos que as dirigem e alguns dos babacas com quem contracenam, estão tomando a rédea de suas carreiras, mas essas passaram longe da matéria de Época.
O espanto da hora, para alguns blogueiros cinéfilos no Brasil, é a escolha de Sasha Grey, para protagonista do novo filme de Steven Soderbergh,diretor de Traffic, Onze homens e um segredo, o The Girlfriend experience.
O espanto se dá por conta da assumida carreira de Sasha Grey, cujo nome artístico, foi escolhido do título do livro de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray, de atriz pornô. Além disso, Sasha, que teve parte de sua educação em casa e fez escola de teatro, é escritora, cineasta e começou na indústria utilizando o nome da mulher do cineasta Jean Luc Godard, de quem a moça é fã,Anna Karina.
Por sinal, essas facetas de Sasha é que estão deixando blogueiros cinéfilos do Brasil, torcendo mais o nariz. A moça versa por mais de cinco minutos, coisa que muitos não fazem, sobre cinema independente, literatura, artes plásticas, e põe abaixo muitos dos preconceitos, sobre os integrantes da indústria pornô. A moça tem tanta cultura, que carrega aquela alcunha que já foi mai pejorativa de "nerd".
Sasha acaba de ganhar seis páginas da edição americana da Rolling Stones, que ao contrário da Revista Época, resolveu tratar o trabalho da moça com mais respeito, assumindo sempre sua carreira e suas escolhas, se expondo e enfrentando e confrontado idéias.
Enquanto aqui, pelo viés da defesa da moral, percebemos os risinhos atravessados dos "intelectuais".
Sobre diretoras no maistream pornô, outro post virá.

Ah, e Sim, este blog tem a moça em boa conta.

Nenhum comentário: