sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pajelança para 4 de julho

Seq. 1 - interna
homem. (plano americano). depoimento para a camêra.
_ Eu já contei essa história mastrocessárias vezes. Eu queria escrever uma carta para ela. Tinha acabado de sair do cinema. Assisti ao filme sózinho. E eu tinha tanto para dizer.Fui escrevendo, escrevendo, escrevendo.Tudo à mão. Desenhos, colagens.Quando vi parecia um jornal, um pasquim. Nomei "Rua de Lazer". Demorei para entregar. Começava com..."Oi coração...", uma brincadeira com a letra do Chico Buarque de Bye bye Brasil. E eu tinha visto o Egberto Gismonti encartar em seus discos,um jornalzinho, veio daí.

Seq.2 - externa/ônibus
homem.mulher. conversam.riem.olham a paisagem

Seq. 3 interna
homem. rosto.(close). abre os olhos.voz de mulher em off
_ Piter !

Seq. 4 - interna
um palco. um microfone. um mestre de cerimõnias. palmas da pláteia. mestre de cerimônias anuncia nome.
_ Sras e Sres, Pedro Geraldo



Seq. 5 - interna
homem recitação.perfil. close.
"com o tempo a voz foi ficando rouca, quase afõnica. uma voz miúda. só sentida pelos ouvidos dos cães, loucos, algumas crianças e um insistente anjo que ainda acredita nele. alguns sãos, quando ele aparece, tentam ver nele aquele profeta, aquele artista, aquele poeta.

Seq. 6 - interna
mesma situação seq. 1
_ Era uma carta com muitas palavras. Poucas das muitas que eu sempre quis escrever para ela desde então.


Seq. 7 - externa
homem. mulher. caminham.(plano geral). mulher fala.
_ eu pendurei o "Rua.." na parede do meu quarto !

Seq. 8 - interna

sala de aula. pequena algazarra. professor de frente para a classe.gesticulando.
_Eu quero clímax, reviravoltas.


Seq. 9 - interna
homem. recitação.perfil .close
_ Num tempo a estrada bifurcou. Tomaram direções diferentes. Ele nunca deixa que ela entre na bruma do esquecimento. Uma vez por ano ele volta ao entroncamento, onde a viu pela última vez. E deixa depositado ali, seu pequeno legado de oferendas.

Seq. 10 - externa/ônibus
mulher sózinha. olhando a pisagem

Seq. 11 - interna
homem. recitação.perfil.close.
_ São 365 palavras. 365 flores. 365 orações. Orações ditas em voz sibilada. Entregues à anjos e deuses. Ouvidas pelos cães loucos, crianças e pelo insistente anjo que o acompanha.

Seq. 12 - interna
mesma situação seq. 1
_ Palavras. Era o que tinha.

Seq. 12 - externa/ônibus

homem sózinho. banco do corredor. voz de mulher em off
_ Piter !

Seq. 14 - caracteres

Quando trago
aquecido em mim
os nomes
de quem
perpetuo.

Seq. 15 - externa
homem de costas. levantando os braços aos poucos. grita.

Seq. 16 - Fade in.voz de homem em off
_ A colcha com teu nome bordado, na sacada da minha memória.


qualquer semelhança com situações com pessoas vivas ou muito vivas, bem vocês sabem. lembrando que isso aqui é só uma tentativa, na brincadeira sem pretensões profissionais, emocionais, acadêmicas, é somente uma pequena homenagem.

Nenhum comentário: