sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sobre comoção

na discussão sobre fotografia, os participantes vão elencando nomes importantes. na minha vez, meio ressabiado resolvo falar dos fotógrafos brasileiros. Pedro Martinelli, Juvenal Pereira, Cristiano Mascaro e Walter Firmo. O nome do último é acompanhado de um pigarro por um dos participantes. ele acusa Walter Firmo de montar suas cenas para comover. inclusive fala de uma foto de Firmo publicada nos 80 no JB, das que mais gosto, de pura armação sentimentalóide. balancei. tentei defender o fotográfo. assim como balancei com a história de Leão, Caramelo ou John essa semana.
costumo ter simancol com as reportagens que leio e vejo. brinco até com aquela que me atura que se professor ou diretor de jornalismo fosse e o repórter me aparecesse com certas matérias que estão por aí, que eu o mandava para a rua ou a ilha de edição para fazer diferente.
mas ainda gosto de Walter Firmo, a sua lente dirigida para o brasileiro tem mesmo poesia e comoção. e o trabalho é bom mesmo. só me lembrei dessa história por conta dessa barrigada da imprensa e minha. porque certas belezas, mesmo as montadas nos comove. e não tem discernimento que nos salve.


Walter Firmo













Nenhum comentário: