domingo, 30 de janeiro de 2011

Imprimindo novos rumos

Aquelas Dez

bons tempos. com qualquer radinho no apartamento em vila guilherme, eu conseguia sintonizar estações de rádio mundo afora. uma delas, a quase preferida, a rádio jb.
as dez da noite de segunda a sexta era o horário de luiz carlos saroldi. às terças ele recebia convidados, que pelo que eu entendi eram recebidos com vinho branco e desfilavam, as dez músicas que fizeram sua cabeça.
claro deu cócegas no neguinho. essa semana, no post de 25 de janeiro, citei que chovendo na roseira de tom jobim, é para mim, uma das dez músicas que reputo mais bonitas que o homem bípede fez sobre a face da terra. e muitas vezes, sonhando ser convidado de luiz carlos aroldi, fiz essa seleção, que para um cara que gosta de música, muda toda hora. então antes que a vontade passe. e mesmo porque estou avaliando este espaço aqui por conta de uma mudança séria em minha vida nessa semana que entra. então fica como um resuminho disso tudo que disse e desdisse e mal escrevi por aqui. tudo passa por essas dez. eis aqui. raro leitor faça a sua por aí.

1. Petrushka - Stravinsky - Primeiro movimento. ouvia o prefixo da usp-fm e queria saber que tema era aquele. conhecia outras peças de stravinsky e só fui saber que aquela abertura também era dele ao ligar para emissora.

2. Chovendo na roseira - Tom Jobim. em qualquer gravação. vale sempre o que escrevi dias atrás. ouvi pela primeira vez numa tarde rara de estudo, ouvindo então a eldorado-am, numa tarde de primavera. larguei os livros e aumentei o volume.

3. Yesterday and today - Yes. é a música mais improvável para você tirar alguém para dançar. aconteceu. dancei com uma guria de nome alice num bailinho de quintal. inesquecível.

4. Elsa - Bill Evans. procuro não ouví-la quando tenho alguém por perto. é vexame certo. lágrimas rolam sempre. vai entender.

5. Anna´s song - Marvin Gaye . não conhecia esta do marvin gaye. conhecia uma ana na puc. vi a música na coletânea do marvin numa loja, pedi para tocarem. deu um baque em plena loja. atordoado comprei pela música e pela ana.

6. Ela - Elis Regina. a letra é do aldir blanc. me lembra aquela professora hours-concours. as imagens da letra nunca mais esqueci. um grande amigo, grande mesmo, namorava uma menina que morava num oitavo andar, mas não era sózinha. mas quando eu ia para o apartamento dela com ele, no elevador me lembrava dessa música. prá ELA escrevi um texto que se perdeu intitulado ELLA.

7. The Flower duet - da peça Lakmé de Delibes. outra que prefiro ouvir sózinho. vendo um filme francês certa feita, lá estava ela. sucumbi na poltrona. esqueci até o nome do filme. nunca mais o achei para revê-lo.

8. Black Water - The Dobbie Brothers. um amigo deixou o disco do grupo por meses em casa. virou lição de inglês. sei até o backing em voz de baixo. e já me atrevi a cantá-la num ensaio de coral.

9. Terra das palmeiras - Taiguara. se roberto carlos foi meu primeiro ídolo artístico. taiguara foi a primeira voz que admirei. terra das palmeiras também ouvi fazendo tarefa de casa ouvindo a eldorado-am. achar a música é difícil. quando eu estava com o coral da aliança francesa, a regente mara campos, quando foi apresentar parte do repertório, veio com a partitura dela. desabei. recentemente a reencontrei no you tube.

10. Meu herói - Marcos Valle. me lembro até hoje da aparição de Marcos num cavalo branco numa noite de domingo no fantástico. o vídeo é tétrico. mas letra e música mexem comigo. me vejo na letra. e em parte dela vejo meus amigos, muitos deles. heróis querendo sobreviver neste mundo de meu Deus, sem querer machucar os outros.


Nenhum comentário: