sexta-feira, 27 de junho de 2008

pítacos Esportivos - Eurocopa

O parlamento da União Européia, aprovou na semana passada, outras leis ainda contra a imigração ilegal na Europa. Por imigrantes ilegais, entenda-se, africanos, os árabes com "cara de terroristas", latinos americanos, principalmente, nos últimos tempos, brasileiros. O Primeiro Ministro italiano, Sílvio Berlusconi, dono de um time de futebol, cheio de brasileiros, e que só conquistou o que conquistou, com obra de holandeses, descendentes de negros do Caribe, queria leis mais severas. Queria prisão de quatro anos para os "infratores". É um direito do Estado, se preservar. Mas é direito do cidadão, dentro da lei, querer melhorar sua vida. antes do início dos jogos dessa semi-finais da Eurocopa, os capitães das equipes, leram mensagens contra o racismo.
Depois da Segunda Guerra, precisando ser reconstruída, a Alemanha fez campanha, para receber imigrantes, precisava de mão de obra. Desenvolvida muito à custa dessa imigração, a Alemanha Ocidental, depois do fim do comunismo, não respeita nem os alemães que estavam do outro lado do muro, os mais pobres. Os turcos são os imigrantes mais vísiveis na Alemanha. Mantêm suas tradições religiosas e trabalham muito. Os poloneses também tem um bom contingente por lá mas, não são incomodados. Dois jogadores da seleção alemã, são poloneses naturalizados alemães. Dois jogadores turcos são alemães e resolveram jogar pela seleção do país de seus pais. As duas seleções tem brasileiros naturalizados, um negro e um branco. Em campo a Turquia parecia controlar o jogo e mostrava mais vontade. Mas a seleção alemã parece sempre mais segura. Controla emoções de partidas como essa. Os 3 a 2, se não foram justos, selaram um bom jogo. E teve manifestação xenófoba na alemã.
Depois de Ieltsin, depois da fragmentação da União Soviética, a Rússia e outras repúblicas irmãs, se encheram de novos ricos. São magnatas de petróleo, dirigentes do ex-partido único, gente de ligações estreitas com a Máfia russa. Na Europa não são vistos com bons olhos. Tem prisões decretadas, e muitos estão exilados na Inglaterra. Onde compram times de futebol, como por exemplo o Chelsea, de Londres, e até deitaram praça no Brasil, no Corinthians. Do time Zenith a seleção russa convocou cinco jogadores, os cincos titulares. O toque de bola é interessante. O time do Zenith, assim como a seleção russa é treinada por holandeses. Quando da final da Copa da Uefa, o treinador do Zenith, Avocat afirmou que "negro não joga no meu time. Nossa torcida não aceitaria !". Com dinheiro a nova Rússia contrata jogadores de todos os lugares, brasileiros turcos,espanhóis e árabes. E vai construindo um novo futebol.
Nos últimos meses a Espanha ganhou algumas linhas em jornais brasileiros. Com o dinheiro de sua entrada na Comunidade Européia, a Espanha acha que mesmo estudantes brasileiros, querem seu quinhão do osso deles. Rica recente, trata os pobres como acha que deve, com desconfiança e mal tratos. Sofrem, árabes, africanos e brasileiros. Rica recente, seu campeonato ganhou status, que está minguando. Levou para lá os melhores jogadores de futebol do planeta. Mas sua seleção sempre ficava pelo meio do caminho. Tem uma geração de futebolistas interessante. O técnico Aragones comprou uma briga, não convocou alguns nomes do Real Madrid, o queridinho da mídia de lá. Os jogadores da Espanha são chamados pejorativamente de "filhos do Aragones". Na relação com a União Européia, um trabalhador que já morava lá, pode se naturalizar e dar chance para que venha um outro estrangeiro e ganha passe livre em outros países da comunidade. Marcos Senna é negro, brasileiro, se naturalizou espanhol, joga no meio campo da seleção de Aragones e naturalizado, abriu brecha para um outro estrangeiro.
Domingo é a final.

Nenhum comentário: