sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aristóteles Fela


A proposta do blog já avisa, não faço a mínima idéia de nada, politica, economia, história, geografia,futebol, mulher, mas gosto muito de música, mas também não sei nada sobre. Sou um diletante, ou na linguagem que já foi moderna, "um metido".
Aí para tentar entender tabulo algumas leituras. Uma edição de bolso de "A política" de Aristóteles da Ediouro, comprada em algum sebo provavelmente faz parte do rol de leitura atual. É dali que se percebe alguns dos argumentos de gente como Ali Kamel ou Demétrio Magnoli sobre escravidão e seus desdobramentos. Quem se interessa por história, novidade nenhuma, é só uma constatação triste.
Revi então programa de David Letterman, para um post nesse ditinho aqui, aquele em que o rapper Mos Def se apresenta. No início de sua performance, ele declama parte de um discurso de Fela Kuti. Me lembrei da trajetótia do músico e de seus discursos.Fela, nigeriano, tinha em suas apresentações o campo ideal para a explanação de suas idéias sobre política e a situação dos africanos e dos desvalidos no mundo. Declarou sua própria república contra os desmandos dos comandantes nigerianos, pensava numa África ainda mais tribal,casou com 27 mulheres se refugiou em Gana quando sua "república" foi invadida por forças oficiais e morreu em decorrência dos sintomas da Aids, para ficar só na superfície dos fatos.
Plantada a dúvida na minha cabecinha de cérebro de ervilha de diletante. Sigo com Aristóteles ou faço um picada para ouvir algumas idéias de Fela? Vou continuar entendendo lhufas, e com licença, vou ali.



um bando de "ninguéns" num tributo para Fela.além, do filho dele, Femi Kuti, o guitarrista do Chic e produtor Nile Rodgers, o "young lion", trompestista Roy Hargrove, a cantora Macy Gray, The Soultronics, Positive Froce e D'angelo, esse sim, um "metido".

Nenhum comentário: