domingo, 7 de março de 2010

Mexendo nos vinis


Aquela Velha Senhora, a Saudade, atravessou o fosso de jacarés, depois de tentar baixar a ponte elevadiça, nem se importou com a minha guarda palaciana, sempre desarmada, e como faz às vezes se postou diante de mim com sua frase bordão.
_ E aí Pedrão, lembra disso ? me mostando a capa de Circense de Egberto Gismonti.




Em depoimento ao Ensaio da TV Cultura, Egberto Gismonti, cita Fellini, o cineasta e Nino Rotta, como inspirações para o trabalho. Como os temas de Rotta, alguns do Circense, se transformaram em clássicos. Até com nuances sentimentais demais para certos ouvidos. Que seja.Cito Palhaço, Cego Aderaldo, Karatê e até a cantada na voz de Egberto, Mais que a paixão.
À epoca do lançamento me lembro de um artigo de Matinas Suzuki Jr, para uma coleção da Editora Abril, confrontando, Egberto e Hermeto Pascoal, determinando que Egberto era mais fácil de se acompanhar, do que o bruxo Hermeto. De fato, embora já tenha presenciado fãs enlouquecidos de Hermeto, seguindo-o em cortejo pelo Sesc Pompéia, nunca vi, como vi, pessoas aproveitando a música de Egberto para apresentações diante do palco enquanto ele tocava. E aconteceu exatamente durante a execução de uma música do álbum Circense, a Palhaço, quando um grupo começou a dançar durante a execução da mesma. E talvez essa inspiração em Nino Rotta explique os sentimentos diante desse trabalho. E até a alegria incontida nele. Que fazem com que o autor brinque com o público, como certa vez, quando esse, a cada intervalo entre canções pedia a citada Palhaço e Egberto se virou e lascou.
_ Quem está chegando agora talvez não entenda nada. Eu tocando aqui e vocês daí, Palhaço,Palhaço !
Por isso quando Dona Saudade, aquelaVelha Senhora apareceu essa semana diante de mim e mexeu nos meus vinis, pareci virar personagem felliano.
_ Recordações, meu caro ! a Velha Senhora, intrometida.
Além disso, o disco em vinil trazia um pequeno jornal, que inspirou outro pequeno jornal, escrito à mão por esse escriba, o Caipira. Que trazia depoimentos de amigos e convidados de Gismonti, como Gonzaguinha, Eduardo Mascarenhas, Helio Peregrino, Ana Maria Bahiana, todos relacionados com o universo do circo. Classudo. Circense já ganhou edição em cd e até dvd áudio, sem o encarte gracioso, pena. Toca mexer nos vinis, empurrado pela Velha Senhora.

Nenhum comentário: