sexta-feira, 5 de março de 2010

Sobrou para Mõnica



Bullyng, violência, conivência dos pais, falta de personalidade, dinheiro, são alguns dos traços nocivos, deixados pela leitura da Turma da Mônica segundo Dioclésio Luz. Não escapou nem a bandejinha de maçãs que encontramos nos supermercados com a marca da dentuça. Está causando um auê. Réplicas soam.
Os quadrinhos são alvo vez ou outra de observações desse tipo. E a análise sobre os leitores de quadrinhos também não é nada agradável. Me lembro do impacto que me causou a leitura de Para ler o Pato Donald, de Ariel Dorfman e Armand Mattelart, que descontruíram os personagens dos quadrinhos americanos, colocando-os como elementos na colonização cultural imposta pelos americanos, via Disney. Depois da leitura demorei um tempo para voltar aos quadrinhos e Ariel Dorfman começou a ler o seu trabalho de outra forma depois de algum tempo. Menos radical, diga-se.


Uma das minhas sobrinhas se refastelou no sofá. Saboreando sua inseparável chupeta, viu desfilar alguns episódios do desenho animado do Picapau. Me postei ao lado dela um tempo. Confesso não sou fã do personagem, deste sim, fujo. E eu nunca tinha reparado, ou foi só os episódios que vi, a cada final de episódio, há uma pequena máxima ou sei lá, o nome que se dá, lançada pelo personagem. Do que vi, uma me revelou a impressão egoísta que sinto no personagem: "Se você não pode com seu inimigo. Deixe no seu vizinho". E a outra achei mais engraçada, me fez rir, vinda da voz da Teca, que também riu e talvez até sirva para alguma coisa : "Para que se preucupar com o amanhã. Se ele termina depois de amanhã."
Depois de ver Picapau, distribuir bicadas e sopapos e maldades, permaneceu tranquila com sua chupeta, minha sobrinha. E ela é um doce de criatura.

Também foram desconstruídos os contos de fadas.O feminismo e sei lá mais quem. Mas, quem resiste ? Eu não. Desconstruídas ou não, princesas, são princesas. E uma delas virá via Disney Channell no domingo. Mesmo para quem tem o dvd, o vhs, sempre vale a pena. Depois a gente discute o papel da mulher, a vilania da bruxa, o papel do príncipe na sociedade moderna, enfim. Os sete anões, cujo nome de um deles é.. Dunga. Fica a dica.

Cadê (Milton Nascimento/Rui Guerra)

Meu príncipe encantado
Meu príncipe cansado
Cadê tuas botas de sete léguas?
E a Tilin de Peter Pan?
E tua esperança Branca de Neve?
Cadê quem levou?
Quem levou?
Meu príncipe esperado
Meu príncipe suado
Que é do beijo da Bela Adormecida
E a espada de condão?
E o país maravilhoso de Alice?
Cadê quem levou?
Quem levou?
Meu príncipe assustado
Meu príncipe queimado
Corta a noite escura dessa floresta
Mata o fogo do dragão
Traz da lenda os jogos de nossa festa
Pra eu poder brincar
E sorrir

ouvi essa música, com Milton Nascimento com a letra em inglês e Gal Costa, mas tenho informações que ela já foi cantada por Silvia Higa.

Nenhum comentário: