domingo, 21 de agosto de 2011

Leitura; A História do Amor

o livro



Nicole & Jonathan



desde que li o livro de jonathan safran boer, extremamente alto & incrivelmente perto, ligado em histórias de amor, fiquei interessado em saber quem era a nicole para quem ele dedicava o livro.

vi o livro de safran boer na gôndola da livraria e o achei diferente desde a capa. folheando-o achei mais interessante ainda. algumas páginas em branco, páginas com uma frase só, fotos, elementos para contar a história de um orfão de 11 de setembro.

ao ler mais sobre o autor, dos textos dele nas revistas new yorker, e granta, descobri também que a nicole, era nicole krauss também escritora e com livros lançados no brasil. descobri, a história do amor. é uma história intrincada de amor e um livro sobre o amor de um homem por uma menina da sua infância e adolescência. o livro é narrado em várias vozes. e tem aquela beleza triste. triste porque percebemos que ela é inatingível mesmo que desfrutada em alguns momentos.

não sou do tipo que guarda muitas passagens de livros. do livro guardei a história do judeu velho e nome da menina da história, alma. e também a dedicatória de nicole para...jonathan, o marido. e quando vi o desenho, mary & max, até achei o personagem parecido com o do livro. só achei.

não sei por quais caminhos dias desses desabei no blog o(s) espanador(es), um blog coletivo sobre livros onde alguns blogueiros, os rapazes, se apresentam revelando os times para os quais torcem e sem muito pedantismo escrevem sobre os livros que gostam. lá a jornalista juliana leueroth fala do livro e colocou um trecho do livro. que claro não me lembrava.

Era uma vez um menino que amava uma menina, e a risada dela era uma pergunta que ele desejava passar a vida a responder. Quando tinham dez anos, ele a pediu em casamento. Quando tinham onze, ele a beijou pela primeira vez. (...) Quando tinham dezessete, fizeram amor pela primeira vez, numa cama de palha num galpão. Mais tarde - quando aconteceram coisas que eles nunca poderiam ter imaginado - ela lhe escreveu uma carta que dizia: Quando você vai aprender que não existem palavras para todas as coisas?" pg 18.


lindo não?


e exatamente este trecho me fez querer saber de novo sobre nicole. juliana me lembrava, de algum modo, que eu deveria ter guardado alguma lembrança por alguém que eu tinha me apaixonado. saber de escritos novos, antigos, qualquer coisa. e que eu deveria retornar ao convívio com o a história do amor. o peguei na estante, e lembro que ele está distante do livro do marido dela, embora em alguns momentos eles se pareçam. o tenho lido entre outros de escrita mais pesada. me apaixonei de novo por nicole e sua escrita e sua história. não sei se no futuro citarei passagens do livro, mas serei mais cuidadoso com minhas lembranças.

ah a dedicatória do livro do jonathan; "para nicole, meu ideal de beleza".

sem mais.

Nenhum comentário: