quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mexendo nos Vinis-Captain Fantastic...





no bairro paulistano do carandiru tem uma viela que tanto dá acesso para a rua maria candida quanto para a rua chico pontes. roselene morava nela. roselene era uma loirinha de cabelo comprido, usando sempre a calça do uniforme escolar padrão do estado naquele momento. tinha repetido de ano e ao lado da fátima e da márcia me ajudavam a não me sentir tão velho naquela classe. ela durante uma aula de português, quando a professora eunice trabalhou uma letra do roberto carlos, "custe o que custar", chorou copiosamente. eu entendi. aquilo frequentemente acontecia comigo, a beleza sufocando e se transformando em choro.
numa tarde de primavera quase ao fim do ano letivo ela trazia um lp grudado ao peito, como fosse parte do material. vi a capa do disco. eu o conhecia. um exemplar do disco dormia em casa mas não era meu. era parte de minhas lições de inglês particulares, eu adorava as construções do letrista. enrolei a língua várias vezes para dizer;"it crackled on the speakers; and trickled down the sleepy subways trains; for heavy eyes could hardly hold us", da letra de "we all fall in love sometimes". o disco era de um amigo do residencial cujo pai trabalhava na bandeirantes, o toninho, zagueiro central do excelsior e com a feição do anthony kiedis do red hot chilli peppers. era o disco do elton john "Captain Fantastic and the Brown Dirty Cowboy".
roselene me disse que ia pedir para a professora de inglês substituta a tradução de uma música. a professora de inglês titular tinha viajado junto com aquela professora hours councors, que estava demorando para voltar, diga-se. a professora de inglês substituta era uma loirinha elétrica, de olhos azuis muito vivos e cheia de história para contar. a roselene, que era amiga de duas meninas que três anos depois iriam circular comigo e com aquele meu novo amigo em outro colégio do bairro, insistiu para que a professora traduzisse uma música. as emissoras de rádio tocavam, "we all fall in love sometimes", hélio ribeiro a tinha traduzido no seu programa "o poder da mensagem", ferreira martins a tinha dedicado para a "feia" dele. mas roselene queria a tradução de "someone saved my life tonight". do disco eu gostava da faixa título, de "better off dead" e "bitter fingers" e principalmente de "writing". a professora foi convencida e começou a contar histórias enquanto fazia a tradução. eu não sabia mas teria um deja vu quatro depois quando aquele meu novo amigo teve a mesma idéia da roselene, já com eu e ele andando com as amigas dela, a solange e a rosana. ele pediu a tradução de uma música, a dele era "something" dos beatles. e a professora marlene. de quem nós gostávamos de ouvir as histórias para o retardo das lições, traduziu como anos antes na maior alegria.

muitos que gostam dos trabalhos do elton john costumam afirmar que depois de Goodbye Yellow brick road, pode se esquecer o que ele fez. eu prolongo até o Captain Fantastic and the Brown Dirty Cowboy. os trabalhos seguintes terão faixas de boas qualidades e esparsadas. a parceria com bernie taupin sofre um hiato, eles se separam por um tempo. mas naquele período a carreira de elton estava no auge e profícua. só para se ter uma ideia, no ano do lançamento do citado disco, elton john estava circulando com john lennon. tinha gravado do cantor, one day at the time e lucy in the sky with diamonds". e nas andanças americanas tinha entrado em contato com músicos da filadélfia, da ala da música negra americana, reparem no arranjo para a faixa "Tell me when whistle blows", nos transportando para o mfsb, agrupamento de músicos liderados por kenny gamble e leon huff, e para a love unlimited orchestra de barry white .para eles elton dedicou, "philadelfia freedom'. todo este material resultou em compactos, que as rádios fizeram questão de executar e que não eclipsaram "captain fantastic.." que só foi perdendo a força de vendas porque dois petardos duplos iriam derrubá-lo sem chance de retorno ao topo das paradas. eram; "The songs of key of life", de stevie wonder e o trabalho de um loirinho com cabelo e cara de anjo, o "Frampton comes alive" do peter frampton. quem sai hoje à procura do cd, é premiado. as faixas daqueles compactos; "one day at the time", "philadelfia freedom" e "lucy in the sky with diamonds", estão como bônus. a rosele iria gostar e pode ser que ela mexendo nos vinis dela ainda encontre aquele velho e bom trabalho, tenha alguma boa recordação e chore como eu, pela beleza que sufoca às vezes nosso peito.

Disco Original

  1. "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy" - 5:46
  2. "Tower of Babel" - 4:28
  3. "Bitter Fingers" - 4:33
  4. "Tell Me When the Whistle Blows" - 4:20
  5. "Someone Saved My Life Tonight" - 6:45
  6. "(Gotta Get A) Meal Ticket" - 4:00
  7. "Better Off Dead" - 2:37
  8. "Writing" - 3:40
  9. "We All Fall in Love Sometimes" - 4:15
  10. "Curtains" - 6:15

]
Faixas bónus (reedição de 1996)

  1. "Lucy in the Sky With Diamonds" - 6:18
  2. "One Day (At a Time)" (Lennon) - 3:49
  3. "Philadelphia Freedom" - 5:23


Nenhum comentário: