sábado, 24 de dezembro de 2011

Roda de Sábado - Feliz Natal



tenho página numa rede social. postei ao longo da semana alguns vídeos em alusão ao natal. todos com artistas americanos. até pensei em achar alguns brasileiros. mas nós, assim como acontece, nas canções infantis, mais assustamos que celebramos. uma das mais famosas das canções natalinas brasileiras a "Boas Festas"(eu pensei que todo mundo fosse filho de papai noel), foi composta por assis valente que tentara o suicídio algumas vezes e conseguido seu intento em plena praça, tomando formicida. a mais leve canção de natal talvez seja "O Velhinho"(seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem) de otávio filho. mas a maioria são adaptações de canções estrangeiras.
outras adaptações não deram certos por aqui, fazemos chacota com elas. artista lançar discos natalinos. a produção americana nesta àrea é muito ampla. seja qual for o estilo, jazz, soul, country, os artistas teem trabalhos temáticos interessantes.
os ingleses por sua vez acham importante nesta época saber qual a música lançada neste período que mais foi vendida e tocada no reino unido. este ano a aposta é num coro de mulheres de soldados ingleses que estão fora do país e que lançaram uma música perguntando "where are you?". mas também times de futebol, artistas consagrados já passaram por esta experiência na terra da rainha.
as iniciativas brasileiras dos últimos tempos foram forradas de críticas e de brincadeiras de mal gosto. o disco de simone é um bom exemplo. o de ivan lins nem sequer é lembrado. durante a febre do pagode paulistano, netinho de paula reuniu seus amigos e lançaram um compacto e um ep que ficou preso ao gueto do pagode. em 2004 a gravadora movieplay lançou em cd chamado "cavaquinho natalino" com todas as canções natalinas mais conhecidas, foi a última iniciativa.
onde as "canções" natalinas estão a salvo é na propaganda. os jingles feitos para a varig (estrela brasileira brasileira n céu azul/iluminando de norte a sul), do antigo mappin(chegou natal e o ano novo logo vai chegar) e o clássico do banco nacional(quero ver você não chorar/não olhar prá trás nem se arrepender do que faz) nos redimiram. saíram de sua primeira intenção e alcançaram outra dimensão no nosso imaginário natalino. assim como os especiais de fim de ano do cantor roberto carlos, o único que conseguiu passar quase ileso pela maledicência. roberto só repete o que muitos cantores americanos, ingleses cansam de fazer, especiais de natal para tv. e quando escrevo que ele quase que escapa ileso é porque já se pode ouvir vozes que contrariam o desejo de se ter roberto nos acalentando com sua canções românticas nosso natal.



sintam a classe.


Raro Leitor, Feliz Natal!!!!

Nenhum comentário: