quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sem apagão no radinho


Moro numa região de constantes oscilações de energia. Por isso ontem, quando as luzes se apagaram até achei que era parte da festa, que eu mesmo ainda me fazia, com todos se entrelaçando, acendendo velas, em minha causa.
Com a demora da volta da energia, resolvi recorrer ao indestrutível, radinho de pilha, um dos aparelhos de rádio que mantenho em casa. E recorrendo à prática adquirida, em plantões esportivos, transcrições de rádio para o ECAD, resolvi rodar o dial pelas quatro emissoras noticiosas de São Paulo, Jovem Pan, Eldorado, CBN, Band.
Claro ficou, sem trocadilho, que o serviço de rádio escuta delas, claudica.
A Jovem Pan, tinha repórter em Brasília, por conta da reunião de Lula com governadores a respeito do Pré-sal. Mas também utilizou a participação de ouvintes, como sempre faz.
A Eldorado a mesma coisa,e ao longo da noite trouxe os "especialistas. Se utilizou também dos repórteres da casa.
A Band, foi a primeira que trouxe Edison Lobão, Ministro das Minas e Energia,ainda atarantado e fazendo como fizeram, os "especialistas",culparam Itaipu. E mais tarde, Jorge Samek,Presidente de Itaipu, numa entrevista esclarecedora e definitiva sobre o evento. A Band,também utilizou seus repórteres,com entradas de suas casas, das ruas, ágil.E recebeu mensagens de ouvintes via twitter e celulares.
A CBN, foi a primeira a achar os "especialistas". E por fim, Lúcia Hipólito, que advinhem só, colocou a culpa em quem ? quem?Ganha um sorvete de chicória quem advinhar.
Além de culpar Lula, por baixar o IPI dos produtos de linha branca, o que fez com que "o povo comprasse mais aparelhos eletrônicos", Itaipu foi crucificada, por ser a "única", hidrelétrica para o sudeste, e ela relatava se sentir, nos tempos da caverna.
Com a falação dos "especialistas", foi dando sono. Me lembrei do meu pai e de um tio, que ligam o rádio para dormir, e colocam em estações que o apresentador fale sem parar, para que o sono venha, foi o que fiz.
E de manhã meu radinho de pilha, bravo e indestrutível ainda falava sobre o apagão, ligadaço e companheiro. Agora ele vai descansar.
Ah e pelas próximas semanas teremos que aguentar, os..."especialistas", os piores são aqueles em conluio com a gente do Sistema Globo de Comunicações. Esses nem para me fazer dormir, servem. Mesmo porque, no correr com o dial, detectei em meu radinho, solerte, umas emissoras de ondas curtas e médias, tinha até uma que não identifiquei, tocando uns sambas das antigas. Classe A, Classe A,Nêgo, meu radinho.

obs: à pilha,elétrico, radinho sempre foi radinho, sem acento agudo.

Nenhum comentário: