quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um minuto de silêncio

Claude Lévi-Strauss
1908-2009
Houve um tempo que se dissecava uma letra de música. Tentava-se decifrar mensagens suspeitas contra a censura e o regime militar, mensagens a favor do demo, do partidão, teorias de conspirações, referências.
Debruçar sobre uma letra de música podia abrir um mundo novo, dependendo da curiosidade.
A música Retórica Sentimental é faixa do inspirado àlbum, Era uma vez, o homem e seu tempo, de Belchior, aquele ex-desaparecido.
A letra é uma alegoria quase antropofágica tropicalista. Passando o crivo por ela, pode-se deparar com Carmem Miranda,Os Namorados da Lua,Braguinha, Caetano Veloso,José de Alencar,o escritor, Gonçalves Dias, Rodgers e Hart, e ...Claude Lévi-Strauss.
Mesmo que o leitor da letra, esteja desorientado, ao se deparar com o verso; Diga lá, Tristes Trópicos !, há de perceber em algum lugar da sua alma, que ali, há uma alusão, para alguma coisa, que ele deva conhecer. Ou algo, que por alguma razão, faz parte, da história dele, do vizinho, de outro brasileiro. Um pouco mais de curiosidade e o curioso bate à porta do antropólogo, pelas mãos da canção popular brasileira.
Depois, para mais aprofundamentos, era perguntar para algum professor, algum colega mais inteligente, amigo. Ou então perder a vergonha, achar palavras e pernas, e perguntar para aquela menina com as melhores notas da classe, ou mesmo aquela outra, com notas não tão interessantes, elas geralmente tinham as respostas anotadas em algum caderno. Embora se quisesse, um desejo não manifesto, e politicamente incorreto hoje, que elas, as duas, num dia de ousadia, aparecessem pelos corredores da escola de vestido curto.
Mas aí teria que se entender aquele desejo suspeito e procurar mais referências, talvez em Freud, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro ou Roberto DaMatta e até, Lévi-Strauss.
Mas era outros tempos.Tempo de dissecações, de letras e vestidos curtos.


a letra de Retórica Sentimental

Moro num lugar comum, perto daqui, chamado Brasil.
Feito de três raças tristes, folhas verdes de tabaco
e o guaraná guarani.
Alegria, namorados, alegria de Ceci.
Manequins emocionadas:
- são touradas de Madrid
...que em matéria de palmeira ainda tem o buriti perdido.
Símbolo de nossa adolescência,
signo de nossa inocência índia, sangue tupi.
E por falar no sabiá, o poeta Gonçalves Dias é que sabia...
Sabe lá se não queria
uma Europa bananeira.
- Diga lá, tristes trópicos,
sabiá laranjeiras.
Aliás, meu camarada, o cantor popular falou divinamente:
Deus é uma coisa brasileira, nordestinamente paciente.
Oh! blood moon.

Nenhum comentário: