sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Culinárias e mais música


Faço umas comidinhas, gosto de cozinhar. Nada muito sério, não me atrevo na nouvelle cuisine (rs). Gosto mais das receitas simples, sem muito atropelos na cozinha e na pia com louças para serem lavadas depois ou o desperdício de ingredientes, fato que me deprime.
Tenho um pé atrás com o mundo da gastronomia, embora assista à muitos programas, tenha comprado alguns livros e leia receitas avulsas. Mas tem algumas coisas que deixam para mim um ar de pedantismo. O mesmo que sinto em relação ao apreciadores de vinho. Parece um universo a parte, um mundo inalcansável, não gosto disso. Também não gosto de receitas, que de repente me pedem um ingrediente, que só aldeões de montanhas próximas ao Himalaia plantam. Aí toca correr atrás de um similar.
Não estou sózinho nessa pequena avaliação. O jornalista do The Guardian, Julian Barnes, descreve as mesmas situações no seu livro, "Um pedante na cozinha"(Ed. Rocco). Descreve também como um prato, fica diferente a cada instante. O gosto nunca é igual. Se formos fazer aquele prato que saboreamos num restaurante, ou até num boteco, o sabor difere. As medidas é outra luta na cozinha. Nem sempre temos ferramentas suficientes, nem sempre nossos talheres tem o formato necessário. Outra briga é a adaptação de nosso prato aos outros. Recentemente, submeti parte de minha família ao meu molho madeira, que diga-se, só ficou pronto depois de uma intervenção final de dona Benê, minha mãe. Mas devia ter perguntado se a turma gosta de vinho em molhos, coisa que nem todos gostam. O molho sobrou mais do que devia, embora tenha havido elogios (mais risos aqui). Sei.
Aí estava de bobeira uma madrugada dessas, quando sintonizei o Canal Brasil, por assinatura Net. e me deparo com o programa "Larica Total". Pondo abaixo todos os dogmas dos programas de culinária. Paulo Tiefenthaler, apresentador, alerta que é um programa para solteiros ou quem está de bobeira em casa e com fome. Ensina uma culinária simples, de arroz, frangos e sanduíches, com pouco ingredientes, encontrados na casa de qualquer mortal. Cheio de humor e descompromissado e com um mote que tem muito com esse blog aqui. "Viva amigo !", "Faça !". "Desencane !". dizem que a preparação de uma comida deve ser feita com prazer, sem contaminações, com a alma descansada. Se assim for, os exemplos citados dão boas dicas.

Só o macarrão salva (chamada)

Bom apetite. Ah, e não pensem que vocês estão livres de um convite para o meu molho madeira. Bom fim de semana e o São Paulo hein ? Laaaaaaaaaaarrrrrgoooooooooooo!!! Mas, merece.

e funk-se quem puder !
Average White Band - Work to do

Nenhum comentário: