domingo, 14 de fevereiro de 2010

Duas Escolas de Samba para torcer

Torcendo pelo Seo Nenê

Seo Nenê e Carlão da Peruche
foto: Ernesto Rodrigues/AE
O desfile de Escola de Samba de São Paulo, é o que é , muito por conta dele. No final do anos 60 com outros cinco representantes do samba paulistano como Pé Rachado da Vai-Vai, Xango da VilaMaria, Madrinha Eunice da Lavapés, Inocêncio Mulata da Camisa Verde e Branco e Carlão da Peruche, requisitaram da Prefeitura, verba e melhor estrutura para o carnaval de São Paulo.
A escola dele este ano amarga a divisão de acesso. Um paradoxo para quem tem história e muita para contar para aqueles que acham que sabem de tudo e estão chegando agora. Mais humilhante ainda é ver certas "escolas", sem tradição, sem compromisso e de conotações futebolísticas, tomando lugar de quem realmente merece destaque.
Dos seis que estiveram no encontro com o prefeito Faria Lima, na ocasião, ele, Seo Nenê e Carlão da Peruche, são os únicos vivos.
Espere que dê tudo certo no desfile da escola do Seo Nenê.

União da Ilha
Aponte por aí alguém que não tenha assoviado um samba da União da Ilha, a Escola de Samba, dos enrêdos divertidos e dos desfiles descompromissados.
Só para lembrar dois deles, "O Amanhã"(1978).... a cigana leu o meu destino/ eu sonhei/ bola de cristal, jogo de búzios, cartomante/ eu sempre perguntei/ o que será o amanhã? (...)

ou o "É Hoje"... a minha alegria atravessou o mar/ e encorou na passarela/ fez um desembarque fascinante/ no maior show da Terra (...).
com menções honrosas para os enrêdos, "Domingo"(1977) e "Bom Bonito e barato"(1980).
Pois a União da Ilha está no Grupo Especial do carnaval carioca. O samba desse ano, talvez não se transforme num clássico, mesmo porque, os tempos são outros. Mas vale a torcida pela simpática escola.

Nenhum comentário: