sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Perspectivas de um Pivete Neguinho 3

Eles tinham uma coleção de discos. Lps e compactos. Eles tinham uma boa rádio-vitrola com som "stereophonico", como estava escrito no alto falante.
Eles gostavam de diferentes estilos, de Agnaldo Timóteo, passando por Renato e Seus Blues Caps, 5th Dimension até Beatles e Roberto Carlos.
Um deles se me lembro cantava em bailes por Londrina e região e era apresentado por aquele amigo deles, locutor da Rádio Atalaia o Àlvaro Dias, cultuado por dez entre dez mulheres londrinenses, o que podia incluir minhas tias, primas e até minha irmã.
Ele se apresentava, o mais amado deles, em bailes, até levar um tiro covarde pelas costas e morrer em uma noite de sábado. Eles eram meus primos.
Não me lembro se eles me ensinaram a mexer no rádio-vitrola. Nem me lembro se me era permitido mexer nos discos. Mas quando eu acompanhava a minha mãe em visita à minha tia, eu mexia.
E envergonhado com a possibilidade de ser pego eu imitava, como fazia com as narrações dos meus jogos de botão, eu imitava os locutores que eu conhecia, inclusive aquele amigo dos meus primos, o Àlvaro Dias. Mas não eu não queria ser locutor da Atalaia ou Paiquerê, eu queria ser locutor da Cruzeiro do Sul, emissora ouvida por dez entre dez meninas bacanas que eu conhecia. Eu tinha até noção de horário que eu queria trabalhar, das 5 da tarde às 7 da noite, que era o horário que ao menos três daquelas dez já teriam chegado em casa das aulas particulares de inglês e estavam enfurnadas no seus quartos ouvindo a Cruzeiro.
E assim escolhendo os discos como um programador e colocando os discos no prato da vitrola eu começava olhando para ver se não aparecia alguém:

_ Boa tarde Londrina, estou chegando !. e tome música.





não tinha Àlvaro Dias ou Vesperal Colgate que segurasse a audiência da Atalaia naquele momento, sem contar as minhas dicas de livros e filmes e tome música.







lá pela seis não teria muita audiência. hora da Ave-Maria na Rádio Alvorada nem minha mãe estaria ouvindo. Mas o ceú londrinense ficando vermelho e com dedicatórias para aquelas três eu me lembraria daquela moça da Rua Andirá para quem eu achava que os Beatles tinham composto suas músicas mais bonitas.






_ Até uma próxima Londrina. Vou te levar vida afora.Sua história, seus personagens, suas ruas, minha família e meus amigos. Até.

in memorium Tio Horácio, Tia Dita, Valter e Vanda

para Vladimir, Valdir e Tico

Nenhum comentário: