quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Um som para o Seu Pedro




Trancado no quarto ouvindo música, às vezes ele batia e perguntava, O que você está ouvindo ? e depois que eu dizia o nome do artista ele arrematava, É negro ?
E não havia intolerância racial da parte dele. É que se o artista era negro e talentoso, ele tinha aproveitado o dom e tinha tinha tudo para ser respeitado, era um negro a mais para fincar pé de que os negros não eram medíocres e sem rumo na vida como queriam fazer acreditar parte do mundo.
O pai e os tios foram músicos de bandas no interior paulista e ele tinha uma mania de imitar sons de bandas marcias ou instrumentos de sopros. Tocou prato na bateria num dos desfiles da Escola de Samba Chão de Estrelas em Londrina.
Interessante foi quando na sala lá de casa diante da tv, assistimos ao Festival de Jazz de São Paulo. Na apresentação do B.B. King depois de alguns solos do bluesman ele sentenciou, Esse negão é bom !
Mas a melhor reação foi quando ele viu a apresentação de Etta James no mesmo festival.
Ficou meio inquieto na poltrona, como naquelas noites em que assistíamos as lutas de boxes na tv. Mas não era angústia, era encantamento. E quando ela interpretou Miss You dos Rolling Stones, ele ficou mais interessado, Boa, boa, ele falava. Mas aí eu resolvi avisá-lo quem eram os autores da música que ele estava gostando, no que ele foi direto, Aqueles branquelos magrelos ? Mas a música é boa, muito boa. Os Stones tinham ganhado um fã.
Hoje em dia nas conversas os amigos são todos, meninos, meninas. E aquele menino, o Paulinho ? e aquele menino o Edu ? e aquele outro menino que trabalhava com você ? e aquele menino o Amaral e os meninos dele ?
Mas não empolguem meninos, essas perguntas sobre os meninos, só aparecem depois de horas de conversa. A segunda pergunta sempre é, E a Ester ? quando você a ver manda um beijo prá ela e aquela menina a Cristiane ? quando você a ver... e aquela uma e aquela outra ? quando elas forem vistas...e aquela menina mãe dos meninos daquele menino o amaral ? quando você a ver... diz sempre, elegante e educado, as meninas primeiro.

'Cença, hoje é dia de abraçá-lo.Benção Pai !

Nenhum comentário: