quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inventário



das Caixas de Pandora da atualidade



aí Pivete Neguinho caminha, por gostar de caminhar, olhando o horizonte do fim de tarde até o Terminal Princesa Isabel. e como nos velhos tempos pega o Vila Paiva 119p


ou

se embrenha com o povo na Estação São Bento do metrô até a Armênia


ou

na preparação da mudança de casa com cartas recebidas e as não mandadas caindo de dentro dos livros para encaixotar.


como naquele Folhas das folhas de relva de Walt Whitman, Ed. Brasiliense, trad. de Geir Campos,1983. onde um cartão postal com letra feminina e remetente conhecida marca a página do poema, Às vezes com a pessoa a quem amo, p.68. com palavras como, "me importo", "voce faz parte de mim", etc, etc....



o poema de Mr. Whitman




Às vezes com a pessoa a quem amo

fico cheia de raiva

por medo de só eu estar dando amor

sem ser retribuído

e agora eu penso que não pode haver amor

sem retribuição, que é paga certa

de uma forma ou de outra

(Amei certa pessoa ardentemente

e meu amor não foi correspondido,

mas foi daí que eu tirei estes cantos).



e vocês pensam que é só Pivete Neguinho né, que chafurda nas lembranças?





e sem querer levantar uma polêmica, que seria desastrosa para um filósofo e poeta brasileiro. muitas das palavras deste poema de Whalt Whitman e da tradução de Geir Campos, foram lançadas por este poeta e filósofo brasileiro de ponta, como trabalho seu no ano seguinte do lançamento da segunda edição do livro, sem citar Whitman ou Geir. só não coloco aqui e não digo o nome da figura, para não entrar em pendenga com gente de bem da intelligentsia brasileira. e porque também minha advogada gracinha, tetéia e guti-guti, não pode me ajudar agora. mas está tudo guardadinho para possíveis consultas.

Nenhum comentário: