domingo, 8 de maio de 2011

Leitura de Domingo



em algum lugar aí atrás eu já escrevi, todo ano escolho um livro do Machado de Assis para leitura. há algum tempo descobri que o professor e teórico Roberto Schwarz, um dos maiores estudiosos da obra de Machado, também faz a mesma coisa.
as edições que tenho em casa são da Série Bom Livro da Editora Ática, aqueles com a capa pretinha e papel baratinho. me lembro até em que livraria comprei, a Siciliano que ficava, ainda fica? na rua Barão de Itapetininga. entrei lá e levei tudo que tinha de Machado de Assis da Série.
depois de saber que Woody Allen indicou o livro entre seus cinco preferidos para o Jornal The Guardian, eu já sei qual será o desse ano.
e lerei a edição que tenho com essa capa acima, que me foi dado de presente pela Bia, minha sobrinha. presente escolhido por ela. e que vive me perguntando: "E aí Tio, gostou?, "E aí Tio já leu?", "E aí Tio o livro 'tá com aqueles outros? Onde?".
sendo que "aqueles outros" são os livros lá de casa. e ela quer ver, quando vai em casa, em que lugar que ele ficou. está bem guardadinho.


e o primeiro livro de Machado de Assis que li foi Helena. as palavras que eu não conhecia recorria ao dicionário lá de casa, a Dona Benê, minha mãe.

Nenhum comentário: