sábado, 28 de maio de 2011

Roda de Sábado - Abdias & Gil Scott-Heron



Oprah Winfrey se despediu do seu público na última semana. Há 25 anos ela tem um programa na tv americana. Winfrey é uma das pessoas mais ricas do mundo. Parte do dinheiro, ela investe em programas de educação. Construiu uma escola na África do Sel só para meninas vítimas de estupro, crime da qual também foi vítima. Produz para cinema e tv e pode ser vista como atriz no filme de Steven Spielberg, A cor púrpura. Oprah tem agora uma emissora de tv, o OWN, com ligações com o grupo Discovery. Oprah é afro americana e Nei Lopes, escritor, compositor, em seu blog, Meu Lote, perguntou quando uma negra brasileira chegará neste patamar.
O racismo brasileiro, mais cruel que o americano, apesar dos pesares, dá menos chance para uma negra chegar onde Oprah chegou. O negro consciente brasileiro está entre duas correntes. A dos que velam suas ações racistas e a dos negros, mestiços que não se assumem e nem se educam para transformar o quadro em que se encontram, eles e outros de sua raça.Falta educação e vontade, preparo.
Abdias do Nascimento acreditava na conscientização. Fundou o importante grupo de teatro o TEN(Teatro Experimental do Negro), o MNU(Movimento Unificado do Negro), o Jornal Quilombo, foi Senador suplente de Darcy Ribeiro. É pela educação que se cria argumentos sólidos para posicionamentos e debates.Abdias achava que pela educação podia se reverter a imagem negativa de ignorância do negro brasileiro tão arraigada na sociedade brasileira.
Em o Grande Desafio(The Great Debaters), dirigido por Denzel Washington, vemos um grupo de estudantes negros americanos da Wiley College no Texas, debaterem em torneios de oratória, até conquistarem vitórias com escolas brancas, culminando com uma vitória histórica contra Harvard. A história real aconteceu nos anos 30 e a escola, negra, já estava sólida, firme. Só no ínicio do século 21 é que uma escola com um projeto educacional, voltado para o negro se instala no Brasil, oriundo do cursinho Educafro: surgiu a Zumbi dos Palmares,com o seu reitor, José Vicente, enfatizando, como o fez no início do ano letivo e na Aula Magna, que é a educação que trará a liberdade, quase abraçando uma idéia do pensador Francis Bacon que afirmou: "Saber é poder".
O caminho é árduo, díficil, já se passaram mais de 100 anos da libertação dos escravos e os avanços são ínfimos.
O racismo existe e é cruel. As chances são poucos e é preciso abrir portas, conquistar confianças. Às vezes queremos derrubar portas, agredir. Mas conquisar, estar ao lado e com, como dissemos, solidificação de argumentos, é mais saudável. Com educação, com classe, como teria feito Abdias do Nascimento.(1914-2011)





Gil Scott-Heron(1949-2011) o corte de cabelo black power dele nas fotos era imponente para mim. o penteado e o viço da pele se perderam. a verve não. foi preso, sumiu. escrevia poemas, livros, dirigia filmes , o escambau. escreveu com classe, raiva, sobre racismo, drogas, amor na vida do negro americano. em 2009 lançou o I´m new here, seu último trabalho. o ano passado viria ao Brasil. fui um dos primeiros da fila no Sesc Vila Mariana. cancelou de última hora. Morreu ontem de causas não revelada. A Revolução não será mais televisionada, nem cantada ao vivo. R.I.P Man!





Nenhum comentário: