sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mexendo nos Vinis-James Taylor

Say I can stay for October, now, stay a while and play.












porque é outubro. porque é primavera. porque em outro outubro, outra primavera, um cavaleiro que errava, saiu de sua hibernação, levantou um pouco a cabeça e percebeu olhar e sorrisos tímidos de princesa colegial com dote prometido. recebeu dela, um tempo depois, foto que vinha encartada no novo disco de milton nascimento, com um céu azul muito claro e nuvens, com aquela citação que a meninas gostam  do livro "O Pequeno Príncipe", "Você se torna responsável por aquilo que cativas". eles andaram silenciosos por entre os corredores, sem fazer sombras ou barulho pelas ruas, aproveitando a curta duração do "reinado", que inventaram.



Eu fui esperá-la no ponto de ônibus da Santa Veloso para a primeira tarde de café com bolinhos dela lá no apartamento da José Bernardo. Ela levava dois discos do James Taylor e os olhos dela se apertavam mais ainda quando ela sorria.
No apartamento pareceu ainda mais criança com a novidade diante de brinquedos novos. Quando minha mãe disse que iria fazer os bolinhos, ajudou, queria aprender. Conversaram rindo sobre quantidades de ovos, farinha, açúcar, canela. Ria enquanto mexia a massa para o preparo.
Pediu permissão para mexer nos discos, pediu faixas para ser tocada no aparelho, percebeu que os discos de jazz eram em maior número. Reconheceu gibis comprados na banca do Gill. Folheou páginas de alguns livros, notou que os livros de poesia não eram em bom número.
No momento do café pediu guardanapo para comer os bolinhos. Com isso minha mãe passou a chamá-la de "aristocrática". Se despediu com promessa de volta. Olhou tudo como se quisesse decorar cada detalhe do apartamento.
Desistimos do ônibus e fomos em caminhada lenta. José Bernardo Pinto, Joaquina Ramalho, Chico Pontes. Na Chico Pontes, os dois: "Os discos do James Taylor!?!".



porque é outubro. porque algumas pessoas interessantes ao meu redor aniversariam neste mês, incluindo ela. porque estou ficando mais suscetível. porque é primavera. porque com ela, com aquele amigo novo e outras pessoas a minha vida se transformou em, Aêêê Pedrão. e porque sempre que mexendo nos vinis eu me deparo com os discos do James Taylor que nunca devolvi.



outubro.primavera. são paulo 2011


Dona Santa Veloso, José Bernardo Pinto, Joaquina Ramalho e Chico Pontes, são ruas do "Explosivo" bairro paulistano de Vila Guilherme. onde segundo um supra citado tinha um apartamento "quente".





Nenhum comentário: