segunda-feira, 5 de maio de 2008

Globo e confissões

A Rede Globo já foi considerada o Quarto Poder desse país.Não houve presidente que após o Golpe Militar de 64 não fosse beijar a mão de Roberto Marinho. Não só os presidentes, deputados e ministros, desde então passavam muitas vezes pelo crivo do presidente da Organizações Globo.
Intelectuais de esquerda ou não sempre torceram os nariz para a Rede. Aqueles que viam nela o braço de comunicações da ditadura e os que viam na televisão, veículo de comunicação menor e de alienação.
Caiu mal ainda para muitos, o histórico de vantagens que a Rede conseguiu depois do Golpe. O investimento do Grupo Time Life nos primeiros anos e até os dois incêndios de suas concorrentes diretas, Exelsior e Record, foram dados como conspiratórios, na busca pela manutenção da Rede.
Leonel Brizola numa entrevista relata um encontro que teve com Roberto Marinho, logo após sua complicada eleição para governador do Rio de Janeiro em 1982. Foi recebido num local todo envidraçado de onde se via parte da paisagem carioca. Brizola afirma que parecia um senhor feudal mostrando suas terras para um visitante. com Fernando Collor não foi diferente e mesmo Lula, saiu de São Paulo para ser aceito pelo Brasil, por suas aparições esporádicas e permitidas no Jornal Nacional.
A relação da Rede Globo com São Paulo é outro capítulo. Melhor mercado financeiro do país, O estado tem que se contentar com papel de coadjuvante de decisões na programação da emissora. Durante a campanha pelas diretas em 1984, a emissora ignorou quase um milhão de manifestantes na praça da Sé e noticiou que era por conta de um evento do aniversário da cidade. O que valeu semana depois uma manifestação de participantes de outra marcha, diante de uma viatura da emissora no centro da cidade. "Fora Rede Globo. O povo não é Bobo". A transmissão do evento por Carlos Nascimento teve que ser feita de outro local.
A audiência das tvs hoje está fragmentada por conta de outras mídias acessadas pela população. Mesmo no campo televisivo, a oportunidade do acesso às tvs fechadas deram mais força à essa fragmentação.
Contudo isso a emissora ainda detém o poder de credibilidade que dá aos acontecimentos. Eles muitas vezes só são críveis na tela da Globo, que mantém monopólios em eventos centrais no gosto popular. Só é possível, por exemplo, em tv aberta, assistir os jogos da Seleção Brasileira pela Globo. A Globo tão zelosa com seus profissionais de jornalismo, deixou escapar a eleição pela Seleção Brasileira de Fátima Bernardes como musa em 2002, numa relação perigosa de cobertura jornalística. Por que é preciso vender o peixe, mesmo que ele esteja prestes à feder.
E últimamente, podridão é o que não falta. Mas se tem a Rede Globo para a remissão dos pecados. Os pecados suspeitos e os pecados confessos. Não há quase nenhuma diferença nas confissões de Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá e Ronaldo Nazário. Quem perdeu tempo em olhar na periferia das entrevistas viu a produção que se arma. Luzes, camêras e as desculpas.
A invasão das igrejas evangélicas no meio de comunicação é objeto de vários estudos acadêmicos. Mesmo a Igreja Católica Carismática tem seu braço de comunicação. Se ainda é o Quarto Poder, a Globo quase não confirma. Mas, parece ter virado, com ajuda de seus profissionais, confessionário.

Nenhum comentário: