sexta-feira, 16 de maio de 2008

Livro da hora - Bartleby



No livro mais conhecido de Herman Melville, Moby Dick, que está sendo relançado pela Editora Cosac % Naify, a luta do persongem Ahab, é com a natureza. Em Mares do Sul, e em Taipi a briga é parecida e o mar está sempre presente, hostil e delineador das reações humanas.
Em Bartleby, cujo personagem título é uma incógnita, a luta do personagem narrador é com a natureza humana.
Após se apossar de um pequeno espaço num escritório, Bartleby, vai desistindo aos poucos, sem muitas explicações, apenas proferindo pequenas falas, de suas funções, no escritório e na vida.
Marina Colassanti, antes do boom dos livros de auto-ajuda, já escreveu que, nós acostumamos mas, não devíamos, Bartleby se fosse um transeunte da vida real, entenderia o sentido dessa afirmação.
O livro é lido numa empreitada só. Pode causar algum desconforto e indagações. Mesmo o personagem narrador, que nos apresenta Bartleby, apresenta reações, que deixam o leitor também intrigado.
A mesma editora que relançou Moby Dick, já tinha lançado uma edição bem trabalhada de Bartleby, a R$ 35,00. Outra editora, a gaúcha L&PM, tem uma edição de bolso a R$ 8,00. A leitura é interessante em qualquer das edições.

Nenhum comentário: