segunda-feira, 26 de maio de 2008

Há um novo tipo de filme musical por aí. "Across de Universe" da diretora Julie Taymor, é um deles. "Romance e Cigarros", do diretor e ator John Turturro também é outro, e tem mais.

Mas o assunto é "Across the Universe". Bom beatlemaníaco, já decifrou música da banda inglesa no titulo do filme. Não é a única. Os personagens da história, de amor, claro, têem nomes de canções da banda, como Jude, Lucy ou Mr. Kite.

Além disso, fatos ligados ao grupo, família, trabalho e amigos, estão na história. Que se entrelaça com parte da história americana no período do auge da banda.

Como os direitos autorais das gravações originais da banda são caros. A diretora utilizou os próprios atores, na execução da tarefa da interpretação. E, eles não se saem mal. Dão conta do recado. E há também a participação no filme de Bono Vox e Joe Cocker.

O termo clássico, só é dado a obras que ao longo do tempo se sustentem. E quando parte da sociedade a toma para si, e a interpreta e a respeita, criando outras leituras, respeitando sua linha original e seus autores.

"Across the Universe", é mais um trabalho bonito e delicado baseado na banda dos rapazes de Liverpool.




Nenhum comentário: