segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pitacos Esportivos - Tabelinha

Alexandre Battibugli,mostrando o abraço de Armero em Diego Souza, jogadores plameirenses
e ganhando o Prêmio Abril de Jornalismo, categoria fotojornalismo



o segundo texto abaixo, roubei na caruda.

1

Na minha ralinha análise psicológica, me diz muito o caráter do cidadão, o tratamento dado por ele, para idosos, crianças, animais e plantas. E se vocês querem saber, até torcendo no futebol.
Parei com o time do Santos no episódio com as crianças do Lar Espírita. Dizer que o convívio com aquela situação, "dava zica", na palavra de um deles, para mim acabou ali. Alguns jornalistas se calaram, quem ficou contra a atitude, se queimou. Os patrocinadores se calaram.
Se já não vinha um bom conceito comigo, não que isso signifique na vida dele alguma coisa, o artista de malabares Neymar, acabou de enterrar qualquer esperança, com a entrevista dada à jornalista Sonia Racy do Estadão. Onde revela, dar uma polpuda parte do salário à um pastor, querer mais porshes e ferraris na garagem. E se dizer, branco, livre das situações racistas. Jornalistas e patrocinadores se calaram novamente.
Jornalistas esportivos brasileiros teem algumas frases chavões. Duas delas, por conta da entrevista de Neymar apareceram essa semana."Ele é jovem" e "Não o quero para casar com minha filha !". Com essas duas eles termimam qualquer argumento que lançam.
Com isso vemos jogadores e ídolos de muitas crianças, presos à situações constrangedoras. De orgias com travestis, drogas, passeios com traficantes armados e outras barbaridades. As desculpas dados por parte de torcedores, jornalistas e patrocinadores, são sempre as mesmas. Jovens, vieram de uma condição financeira inferior e estão usufruindo e, não casarão com nossas filhas. Convivo com crianças com mais caráter que essa gente toda.
Quando revelado que Tiger Woods, tinha pulado a cerca, com até agora numeradas, 120 mulheres, alguns patrocinadores, trataram também, em razão da marca, de pular fora. Tudo bem que teve as desculpas de praxe e a volta por cima, ops, de Tiger, mas o apoio e apelo, ficaram arranhados.
Aqui campeão Santos ganha adeptos pelo seu jogo leve, dancinhas e pela juventude, que tudo pode. Num tempo em que a juventude precisa ser vista com muito cuidado. Se o tratamento dado às crianças e jovens, diz muito, a educação dada dá muito mais. E se parei com Neymar, Paulo Henrique Ganso é muita bola com visão de jogo e passes precisos.
E um abraço para o santista Madieh que como nas palavras do dito popular proferidas por Jamelão à Bill Clinton, "Está mais feliz que pinto no lixo".
E para o Marquinhos, que é o único corinthiano em casa de palmeirense mas torceu para o Santos, lambuzado de sorvete e refrigerante.
E Zé olha aí na tabela da Copa, qual jogo assistiremos juntos, para manter aquela "nossa tradição" já de algumas Copas...deixa prá lá, estamos ficando, "experientes". Mas já vou gelando as cervejas.
E Mrs. Alvarez, o esporte é bretão mas por favor, nada de chá, prepara os meninos.

2

Algumas considerações futebolísticas em ano de Copa do Mundo...

1. O campeonato paulista foi chamado por muito jornalista 'bacana' de Paulistinha ao longo do tempo. Menosprezo evidente. No final, lia-se e ouvia-se 'revelou o melhor time do Brasil', deveria ocorrer um encontro entre "Santos e Barcelona" etc. etc. E deu para se perceber o interesse popular pelos rojões e pelos gols do Santo André, sem contar, há dez dias, que o São Paulo 'ralou' para não deixar a disputa, mesmo com Libertadores etc. Faltam desculpas pelo termo 'paulistinha'...
2. O time do Santos é bonito de ver jogar. Mas, virou um produto da mídia. Foi empurrado pelos jornalistas que já atribuiram o título ao Peixe antes das duas finais. A torcida só cantou 'é campeão' quando o jogo, que ficou 3x2 para o Santo André, tinha acabado. O Santo André empatou com 'Le Cirque du Soleil' nos 180 minutos totais. Não foi derrotado. O campeão saiu pelas regras dos cartolas.
3. O Santo André teve um gol anulado de maneira errada conforme sitios como IG, Gazeta, Folha e Terra. Com 4 gols o Santo André teria sido campeão. Como pensar em méritos? Se o time do ABC não tivesse sido prejudicado, ele seria SIM, a grande novidade. O título do Santos, campeão pela imprensa já na semi-final, foi mais do mesmo.
4. A Imprensa esportiva é medíocre no geral, atuam como assessorias de imprensa dos 'grandes'. Isso não é jornalismo. Mas, o povo consome isso e a história vai sendo escrita assim.

Abraços

Zé Amaral




E Boa Semana !!!

Um comentário:

Tânia Maria disse...

Super Pedrão,
A pipoca já está estocada, suficiente prá chegar à final!
Prás crianças eu faço limonada...
Pros grandes a gente gela umas cervas que afinal, ninguém é de ferro!
Eu até gosto de chá, mas não combina mesmo com futebol!!!
Já tamo esperando vocês
Beijo