terça-feira, 22 de junho de 2010

Benta Bendita Benedita

dorme esquecido em alguma parte um roteiro feito para possível participação de familiares e amigos.
já teve vários nomes o dito. atualmente tem dois para votação: dedique uma canção para quem você ama ou alguém cantando. por que é um roteiro que tenta mostrar as veias artísticas de gente de quem sou grato, através de textos, cenas, danças e principalmente música.
seja que nome tiver, a segunda cena é de Benê, minha mãe. nela ela está vestida de negro, camera na perpendicular se aproximando dela até quase um close, fundo branco e mandando ver alguém cantando de caetano veloso.
talvez eu tenha que ensaiá-la de novo, como fiz quando a avisei que ela cantaria no lançamento do meu livro, numa livraria paulistana, essa e mais algumas do repertório de billie holiday e alberta hunter. não só aceitou, deu conta do recado e foi elogiada.
outro mico que a fiz pagar foi reservar um último espaço numa fita cassete gravada para um amigo, a postei diante do aparelho de som, passei-lhe o microfone e pedi que ela cantasse um hino católico, que a ouvia cantar em casa, do salmo 23. transformado num blues, entrei em contracanto. lindo. e alguém cantando é descrição exata dela cantando pela nossa casa.

palavrinha, palavrão. antes do dicionário era ela. e passando em algumas ocasiões pelo portão, já dava para ouvir a voz dela. o cheiro de algum prato sendo preparado. não seria só isso. os horizontes que as palavras propunham, são heranças dela.


para Benê


Mama´s Food

polenta brócolis macarrão
poejo cheiro verde água
beijo remédio carinho
sopa mandioca salsa arroz
carne óleo de oliva quiabo
canto segredo irmãos
feijão preto arroz doce
mingau canja laranjada
riso respeito e reza.






40 anos ontem na sala da minha avó rosa em londrina, apoiei minhas costas em alguns momentos nas pernas dela, para assistir a final da copa de 70, buscando algum conforto durante os ataques italianos contra a defesa brasileira. fiz uma promessa que não cumpri. não cumpri outras. ela acha que tem pouco. e nem se dá conta que é rica em muitos sentidos.

Nenhum comentário: