terça-feira, 8 de junho de 2010

Música de Bailinho

Até as grandes equipes de baile, como Chic Show, começaram em bailes domésticos. Não me lembro quando migrei das garagens e salas das casas dos amigos e pretendidas namoradas, para
outros salões. Sei que ainda fui ao baile da casa da amiga de classe da Monica, que estudava no mesmo colégio que o meu, colega essa, tinha eu algum interesse, e a coisa estava naquela fase do "será ?".
Ninguém tirava a Monica para dançar nos bailes. Quase pouca gente falava com ela. O motivo era o namorado dela. Um casca grossa dizem da Vila Paiva, que era chegado à algumas violências junto com seus irmãos, que diziam somar uns cinco. Via o cara pelas ruas da Vila Guilherme. E ele até me "apoiou" numa quadra uma vez , quando fui defender um pirralho de uns caras maiores. A coisa só não ficou feia para mim e o pirrralho por conta da intervenção dele. A partir de então sempre que me encontrava dava um alô. E cá entre nós, o cara saia com uma outra menina do Casimiro de Abreu também.
A Monica era uma loirinha magrinha, como pareciam ser as meninas naquele começo de adolescência. Tinha um irmão menor que passeava com ela pela Mozelos, Imperador, ruas do bairro, via parte do movimento pela porta da banca do Gil.
No uniforme da escola, na camisa, estampávamos o distintivo da escola que estudávamos. O distintivo da camisa da Monica, estava preso à camisa por quatro botões de pressão, e ela usava umas sainhas cinzas bem curtinhas. Ela ficava linda e tinha um ar de ter mais idade do que a maioria das meninas e ela lia a Revista Pop comprada na banca do Gil. E também não me lembro quando aboliram os uniformes. E ninguém a tirava para dançar.
Para divulgar os jogos do campeonato interno de futebol, passei,`a mão mesmo, colocar resultados na parede da escola, perto da cantina. Além dos resultados, tinha minhas análises das partidas. Os meninos liam. Um dia publiquei um poema do Vinicícus de Moraes que ele tinha musicado. As meninas passaram também a ler, meus escritos. Saí do textos dos outros e publicava meus claudicantes textos. E passei a publicar dicas. Ouçam isso, leiam aquilo, ouçam She's gone de Daryl Hall e John Oates. Um dia antes do baile na casa da amiga da Monica, a vi lendo meus escritos. Ninguém tirava a Monica para dançar.
O baile é na Laurianos, uma rua com uma ladeira de matar em Vila Paiva. Monica está num canto, refrigerantes, salgados, música de vitrola, conversas, risos, os meninos de um lado, as meninas de outro. Monica num canto, o namorado não veio. Me atrevo. Ela topa. No meio da música ela me fala. Ouviu a música do Hall and Oates. Danço com ela, como vi um primo dançar uma vez. Abraçando-a só com o braço direito, deixando o esquerdo livre, para pontuar a conversa e de vez em quando pegar na mão dela. Uma, duas, várias músicas depois, já me esqueci que eu estava interessado na amiga dela.
Além de colocar meu pobres escritos na parede, ainda mandava um, "essa é para...". Naquela semana, publiquei na parede a tradução da música de Hall and Oates, e mandei "essa é para Monica".
Conhecia um menino da Caçador, outra rua do bairro. No sábado seguinte estou na porta da casa dele quando avisto o namorado da Monica e alguns dos seus em volta dele. Ele passou e nada de cumprimentos. Ele parou na esquina da Estrada da Conceição, hoje Avenida Conceição e lá ficou, olhando em nossa direção. A Caçador dá uma meia lua e sai de novo na Estrada da Conceição, fiquei imaginando por onde fugir, como chegar na segurança da Maria Candida, onde também conhecia uns caras. Me despeço do meu amigo. Olhando de soslaio, vejo os caras na Estrada da Conceição virem em boa passada na minha direção. Antes de chegar na Mozelos vejo na calçada, Monica, que me vê e começa a sorrir. Certas mortes devem ser belas mas não agora, penso. Falo um "oi" correndo e digo que o namorado dela está procurando por ela e é urgente. Se ela o segurar, dá tempo de pegar a Imperador, Lagoa Panema e descer a Joaquina. Deu. È preciso sobreviver para contar nossa versão da história. Monica ? Nos anos seguintes ainda a veria muitas vezes pelo bairro. Sorria, acenava. Não casou com o casca grossa, but She's Gone ! Mesmo porque no Casemiro...bem.....


Nenhum comentário: