domingo, 4 de julho de 2010

Rua de Lazer - Edição Eletrônica

o post no blog mais lido...lá em casa. 4 de julho 2010.

Não se mandam cartas mais

'Cença,


O artista plástico inglês Nick Bantock escreveu esse livro. Um conforto para a alma.
A troca de correspondência entre dois personagens pode ser acompanhada pelo leitor. Que além de lê-las, as manuseia.
As cartas envelopadas estão coladas nas páginas do livro. Muito detalhes de selos,endereços, caligrafias diferentes, no que pode ser uma história de amizade ou amor. O livro teve mais quatro sequências e todas com o mesmo apuro gráfico.






mais cartas, agora musicais. Herbie Hancock visita parte da obra de Joni Mitchell em River, The Joni letters. O acompanhamento é feito por Wayne Shorter no saxofone tenor, Lionel Loueke na guitarra e Vinnie Colaiuta na bateria. Contando com as participações de Norah Jones, Tina Turner, Corinne Bailey Rae, Leonard Cohen, a brasileira Luciana Souza e a própria Joni Mitchell. Para agradecer a beleza e a vida em dias tristes.



Num conto do escritor uruguaio Eduardo Galeano um velho guarda um baú. Cismados com a posse e o cuidado que o velho zela pelo objeto, bandidos desconfiam de algum tesouro, resolvem roubá-lo. Depois de aberto descobrem se tratar de cartas recebidas pelo velho de sua amada. O velho se desespera. Os bandidos resolvem se vingar do velho. Mandar a cada dia uma carta de volta. O ânimo do velho se acende. A cada dia receber um carta da amada. Espera com esperança renovada a cada dia a passagem do carteiro. O conto está no Livro dos abraços, Editora L&PM.

trecho de uma carta não mandada

satélite à deriva na vida. Sei pouco dela hoje.
Mas minha indumentária de anjo torto amarrotada
prepara grafites, cartazes lambe-lambe
para espalhar pela cidade.
Oro, rezo, danço, canto
são para ela hoje
palavras roucas
gritadas ao
quatro ventos.


Ela não mora mais na Pedro Setti

Daqui dois dias é seu aniversário. Pego o VilaPaiva na Luz. Uma razão ou outra dão às minhas mãos uma tremedeira e ao meu estômago uns roncos. O coração acelerado. A paisagem que já não frequento mais vai desfilando diante de mim. Ainda é cedo e perto da Estação Armênia resolvo, descerei no primeiro ponto da Avenida Conceição, só para voltar a pé pela Pedro Setti ou Santo Anselmo.
Parte do itinerário do ônibus mudou. Mas ainda passa em frente ao conjunto residencial Excelsior. Em frente ao mercado do "Seo" Manoel, perto da quadra do Vasco em frente ao Casemiro. As pessoas estão ansiosas pelo jogo da seleção. A minha ansiedade é outra. Coincidência, daqui dois dias....Em tempo de outra Copa nesta mesma fase trocávamos idéias no Vila Paiva, você indo para o trabalho e eu para a faculdade.
Descendo do ônibus e respirando fundo para aguentar a pequena caminhada até a Coronel Jordão, e tentar desacelerar meu coração, algo impossível . Os carros que passam,você em algum deles ? Em alguma janela dessas você aparecerá. Sei que nem mais por aqui você mora, mas quem sabe. Me lembro de cada lugar nessa paisagem, onde te vi passar.
Sem coragem viro mesmo na Santo Anselmo para cair no meu destino Coronel Jordão e ser salvo pelo sorriso e abraço de recepção do Tom.
Tudo bem. Na próxima. Mas vou comemorar, daqui dois dias....

sexta-feira, 2 de julho
e como eu costumo brincar com você. 4 de julho é feriado...nos EUA



assisti o jogo com o Zé e a Tania, o Odair, Gabriel, Tomás e a Bárbara, filha do Mauro. doces, massas, sucos e vinho, conversas e risadas. vale a pena sempre. tremi o tempo todo. chorei depois. a Dide, Erodíades, lembra dela ? reapareceu. quer fazer, nas palavras dela, um "class-reunion"está em Miami, duas filhas me achou no Facebook. minha mãe, que nos deu um susto te manda beijos. Não tive coragem de entrar pela Pedro Setti. Me lembro do primeiro dia que te vi ainda e sempre. Isso aqui é um abraço. è o que tenho. Te cuida.


terminado em 3 de julho. veranico em Sampa.

Nenhum comentário: