sábado, 17 de julho de 2010

Um ex-segredo de 78

Outro dia me identifiquei ainda mais com o escritor Xico Sá. No Programa do Jô ele declarou mais ou menos o seguinte: "O bonito ganha as mulheres por nocaute. Os feios ganham por pontos".
Eram platônicos ou silenciosos os amores. E mesmo aquelas que os amigos afirmavam que estavam interessadas eu achava que havia algum problema com elas, que se elas olhassem ao redor havia opções melhores. Mesmo Teca, aquela que não olhou muito ao redor, tinha melhores opções, já cansei de dizer, fazia sucesso com a rapaziada, do Direito, de Economia e os poucos homens de Letras.
Claro havia as supresas. Ela aparece num texto guardado em casa. O texto não é sobre ela, é sobre um amigo. Quando ele entra no quadro ela está conversando comigo. Então aquela lembrança que sempre guardei dela ter vindo atrás de mim e do meu amigo no colégio, por um outro motivo, não procede. Mesmo porque o motivo dele aparecer na cena, é um fato que aconteceria no ano seguinte. Me lembro dela entre amigas sempre. As aulas de Educação Física eram no período vespertino. Depois que os meus amigos e os dela sumiam pelas ruas de Vila Guilherme, nos encontrávamos na Doceria Requinte, perto do colégio e íamos junto até a esquina da Joaquina com a Maria Cândida. Neste pequeno trajeto deu para descobrir as rádios que ela ouvia, os livros, se ela gostava de cinema, projetos para o futuro, no ano seguinte tinha vestibular.
A Feira de Ciências teve uma discoteca montada pela turma de Exatas. Tinha até um aluno que dançava e se vestia igual ao Tony Manero personagem de John Travolta em Os embalos de sábado à noite, por sinal a trilha do filme rodava o tempo todo no espaço e quando eles se cansavam, eles sintonizavam uma emissora de rádio fm. Num fim de tarde, uma sexta, estávamos pelo colégio. Havia uma promessa de festa no espaço armado como discoteca, o som era de uma emissora de rádio, então Andy Gibb tomou conta do espaço. Como tinha feito muitas vezes nas nossas pequenas caminhadas, ela foi pegando minha mão à partir do dedo mindinho e a apertou. Gosto dessa música ela falou. Se tem uma coisa que eu sei fazer é dançar. Aproveitei. Depois não sei como arrumei um dinheiro e fomos ao cinema, vimos Cinzas do Paraíso, comprei o compacto para ela, além de tentar ligar para a Difusora e pedir a música e ter marcado um gol na aula de Educação Física e brincar depois que foi para ela. Um golaço. Que bom que a nossa vida é cheia de beleza e surpresas.

Nenhum comentário: