sábado, 11 de dezembro de 2010

Roda de Sábado - Noel Rosa 100 Anos




Os críticos dizem que a melhor interpréte de Noel Rosa era Aracy de Almeida. Comigo não foi assim. Pelo rádio de ondas curtas lá em Londrina numa noite de boa recepção, captei uma emissora carioca que soltou uma gravação que me deu uma arrepiada na hora. Ouvi até o fim e o locutor anunciou, Maria Bethânia de Noel Rosa, Três Apitos. Nos outros dias ficando vagando pelo dial para ver se a música se repetia. Como não aconteceu corri até a cozinha de casa perguntar para a segunda melhor intérpetre de Noel, minha mãe. Você já ouviu falar em Noel Rosa ? Sim ela respondeu e cantou não a mesma Trê Apitos, veio com Não tem tradução. Pensei, Já são duas músicas bacanas desse cara. Uns anos depois dentro de um disco de uma coleção da Abril, lá veio de novo Bethânia e os Três apitos, mas aí eu já sabia, por aquela segunda intérprete que o cara tinha composto mais de uma centena de músicas bacanas. E a Aracy de Almeida começou a aparecer na minha vida e dos da minha geração, como jurada caricata do Programa de Calouros do Silvio Santos, num desrespeito histórico com sua importância dentro do cancioneiro brasileiro. E por fim, não tem quem não me tire da cabeça que às vezes Noel é mais bluseiro do que sambista.




Nina, Thalma, cantem aí !

"Fico contente/consolado por saber/que as morenas tão formosas/ a terra um dia há de comer/ não tenho herdeiros/não possuo um só vintém/eu vivi devendo a todos/mas não paguei ninguém", affe !!!! Isso não é blues ?



Nenhum comentário: