sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sobre o Olhar 3



Perspectivas para um Pivete Neguinho



tirado o curativo do olho direito, acompanhado o dedo do médico. abre e fecha os olhos alternadamente. escuro:escuro. claro:escuro. escuro:escuro. ele funga e o rosto é enigmático. minha mãe ainda tem as mãos em posição de reza. Pedro, temos um problema aqui !



Sobre o Olhar

carlos dignes e letícia disseram que meu olhar era triste.
lisete e catita que meu olhar dizia muito.
dóris disse que entendia a minha razão de gostar de cinema e fotografia.
eugênia que eu tinha olhos de camaleão, o que era bacana.
dois que me aconselharam na infância londrinense em caso de paquera, fechar o olho direito, para que parecesse uma piscadela, foram o carlão e sonia.
antes do primeiro beijo, enquanto ouvíamos um disco do stevie wonder no quarto todo feminino dela. ela tapou meu olho direito e fui fechando os dois olhos devagar. escuro:escuro.


vera quer abrir os quartos da memória. claros:escuros. as desapercebidas importâncias. quer tirar o adolescente negro dos seus livros, rádio, filmes. ela pede uma palavra, um movimento. quer traze-lo à luz. ao final do túnel, um outro Deus, um outro anjo, deve lhe estender a mão. andar sob chuva, sol, estrelas. dividir sorvete, macarrão. ela quer entender aquele movimento "vitorioso", aquele onde com frio na barriga ele caminhou até aquela menina de nome de literatura quase infantil e com uma música improvável a fez dançar sob estrelas, então ? pegue este dias de herói e os cole na parede. volte ao túnel e descubra outras alices. tenha outro olhar. escreva algum verso novo.

(outros esboços para: o dia em que a tirei para dançar)




Nenhum comentário: