domingo, 21 de novembro de 2010

Mexendo nos Vinis - Wings over America

o disco da menina da Pedro Setti 80

em recente e-mail, meu irmão adotivo e supracitado Zé Amaral, em relato meio que num travelling cinematográfico, revelou que aquele petardo triplo do Wings, grupo de Paul Mccartney pós Beatles, que ouvíamos em minha casa, não era nem meu e nem dele e sim de Cristina, então só Mastrocessário. sintam.



Querido Pedrão

A palavra 'memória' tem, cada vez mais, na minha vida sido marcante.
Seja pelas pesquisas, seja pela posição política em termos de cultura (defesa da memória e das tradições culturais ), seja pela doença de minha mãe etc., sei que essa palavrinha também tem me atazanado a vida nos últimos tempos. E, não sei bem explicar porque, talvez por ser um momento mais tranquilo, de recolhimento, mas isso me pega mais a noite, quando dirijo sózinho pela cidade, voltando do trabalho. Passo pelo Bom Retiro... Cadê o Zé? Cadê dona Alzira? Cadê as cantorias na janela ouvindo LPs de rock' n' roll, jazz, sambas de Adoniran, canções de Orlando Silva ou Nélsão ou mesmo as árias de ópera que ele gostava de arriscar lá pelas bandas da Solon com a Anhaia... Cadê? Vira a ponte da Vila Guilherme, olho alí o campo do Vigor, depois, o São Sebastião, de um lado o Corôa, do outro o Vasco... Vem a José Bernardo Pinto. Cadê a dona Benê e os bolinhos de chuva e chá? O sr. Pedro, cheio de jornais ao redor? Aquele rádio ouvindo as últimas? Maior calor no apartamento... E a gente ia ainda pro quarto do Pedrão ouvir disco!!!!!
Já ouviu Djavan? E o Beto Guedes? O Itamar? A "Chuva na Montanha" com Lô Borges? E tem ainda aquela série da Abril "História da MPB", capas do Elifas Andreato.... E a Gigantes do Jazz?! Bom, talvez seja mais legal ouvir Debussy... Aí, chega o Ruy e a Rosa. Ela vinha lá do Santo Antônio... Ôps! E tinha aquele LP triplo do Paul Mc Cartney da Cris Mastrocessário... Pequenos Blues... um monte de papel, começos de ideias, poemas escritos... Telefones e endereços ... Eu, você, nós e toda aquela gente... Voltar prá casa... tudo certo... mais um dia.... Eu era feliz e bem sabia.



o disco é o resultado da excursão de 76 do grupo pelos EUA. além de disco virou documentário. basico, é uma coletânea ao vivo do grupo com uma outra música que Paul nunca tinha gravado.
particulamente gosto mais do Wings at the speed of the sun e Venus and Mars. Nos shows recentes, Paul prioriza o material do Band on the Run, de digitalização mais fresca.
não sei se é coisa da memória, coisa do coração. mas com Wings over America, o bicho pega. Paul se mostrava feliz e a felicidade dele e a esperança eram também as nossas ao ouvirmos aquelas músicas, mesmo as muitas manjadas. e não deixa de ser assim até hoje. felicidade e esperança. e um tempo guardado em algum lugar esperando para ser resgatado se tivermos unidos para a empreitada. o disco me traz boas recordações.
espero que mexendo nos vinis, Cristina, aquela que também é Mastrocessário, de vez em quando o encontre no seus guardados. embora tenha quase certeza de que o dono do petardo seja o irmão dela, o milton. mas se estiver com ela e ela quiser emprestar. vamos buscar para ouvir numa tarde dessas.




Nenhum comentário: