terça-feira, 23 de novembro de 2010

Silly lover tonto ?


acho que foi mesmo Eduardo Galeano, escritor uruguaio, de quem leio outro livro, que disse: "É no futebol que se conhece o caráter de uma pessoa !". talvez até numa mesa de futebol de botão.

já falei aqui dos três classicos botonistas da semana passada. mas os acontecimentos futebolísticos e sociais da última semana me levaram de volta para aquela mesa.

ainda esquentando a palheta, os botões e a munheca, fui displicente numa jogada contra o Tom. Gabriel ao lado da mesa decretou:

_ Pedrão, não tenha dó !

ou seja, não faça corpo mole. a brincadeira só fica legal se você particpar direitinho. o maior respeito é se jogar direito. respeitar o outro.

levada pela aura da presença de Paul McCartney nem levei muito a frente os sintomas de intolerância que campeiam, São Paulo e o Brasil. Não por falta de preucupação. Sempre achei que tudo que está acontecendo, só estava mesmo esperando uma chance para ser manifesta. Mas teve Paul e teve Lou Reed. os dois saídos daquela cápsula do tempo, onde o sonho de dias melhores, determinava muita coisa. convivência, tolerância e talento. A aura era essa sobre muitos e sobre mim.
talvez eu seja um tolo. enxergue o mundo me afastando dele e colhendo outras flores. não indo muito a frente com planfetagens. ou não discutindo porque boninho teve piti, envergonhando até sua senhora. ele mesmo que infesta a tv de quem quer com aquele bbb e disse certa vez se divertir atirando ovos nos transeutes, da janela de um hotel chic do rio. ou discutindo se entregaram o jogo os jogadores sãopaulinos. ou qual mesmo o talento de geisy arruda ?

não vivemos nos melhores do mundo. sempre soube disso, não me engano. o momento não é bom. mas foi gostoso, encontrar a família, amigos. sentar para ver um jogo ao lado do Seo Pedro. e ouvir dele ao final do jogo sómente um, "empatou". assim como determinando, "vamos para a vida !". tem mais cerveja ? vamos tomar ! o jogo é só um jogo, mas se olharmos há muito que se aprender com ele e com quem está nele, participando ou assistindo.
talvez eu seja um tolo. mas preciso acreditar num mundo diferente. mesmo sem falar muito disso. mas sei que muitos pensam como eu. e tem felizmente, dois meninos que ao redor de uma mesa de botão também pensam assim. o que dá uma esperança mccartiniana na gente que convive com eles. Não tenham dó. Vamos para a vida. O jogo é esse não se entreguem. Parece utopia mas não é .




e a melhor que ouvi ontem :

"Ainda bem que o tombo de Paul foi no Morumbi. Se fosse no Pacaembu, era pênalti. "

Mas tem que ter classe e respeito para inventar essa.

Nenhum comentário: